Portal sobre manejo da lagarta militar tem participação de pesquisadores da Esalq

Plataforma conta com apoio de diversas instituições estrangeiras e serve como ferramenta para troca rápida de informações

qui, 09/07/2020 - 12h32 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Esalq

Pesquisadores, extensionistas e técnicos agrícolas de diversos países e áreas de atuação se unem em um portal de troca de informações para impulsionar pesquisas sobre o manejo da lagarta-do-cartucho-do-milho, também conhecida como lagarta militar. A praga, cujo nome científico é Spodoptera frugiperda, causa grandes prejuízos devido o potencial de reprodução.

O professor José Roberto Postali Parra e o pesquisador do Laboratório de Biologia de Insetos Aloisio Coelho Jr., ambos do departamento de Entomologia e Acarologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), estão engajados na iniciativa desde a fase de planejamento.

Além de servir como uma ferramenta para troca rápida de informações, a iniciativa pretende evitar que o mesmo tipo de pesquisa seja realizado. “Como a praga invadiu a pouco tempo a África, Ásia e Oceania, pouco se sabe sobre sua atuação nestes locais, assim pretende-se informar de forma mais rápida os entomologistas e técnicos destes continentes, usando como exemplo trabalhos já realizados principalmente aqui no continente Americano”, disse o pesquisador Aloisio Coelho Jr. ao Portal da Esalq.

Controle

A lagarta militar se alimenta de plantas cultivadas e não cultivadas, incluindo culturas como milho, algodão e soja. Além disso, medidas de controle mais comuns como agroquímicos e uso de plantas transgênicas vêm se tornando pouco eficientes devido aos casos de resistência.

Segundo o pesquisador, existe uma grande expectativa na utilização do controle biológico para conter esse problema, principalmente com o uso de parasitoides, como Trichogramma spp. e Telenomus remus, e micro-organismos, como o baculovírus.

Para fazer parte do portal, escrever notas e descrever experiências, entre outros, o interessado pode se registar em https://faw.researchcollaborationportal.org/.

O portal é uma iniciativa liderada pelo Centre for Agriculture and Bioscience International – CABI. Além do professor Parra e do pesquisador Aloisio (Esalq/USP), fazem parte do comitê diretor pesquisadores e professores do Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO/ONU), da Itália; United States Department of Agriculture (USDA-ARS), dos EUA; International Maize and Wheat Improvement Center (CIMMYT), da Índia; Chinese Academy of Agricultural Sciences (CAAS), da China; Kenya Agricultural and Livestock Research Organisation (KALRO), do Quênia; e Grains Research and Development Corporation (GRDC), da Austrália, entre outras instituições.