Portal do Governo de SP vai exibir Especial Braille

Série de matérias vai mostrar alguns serviços oferecidos às pessoas com deficiência visual

seg, 24/08/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

Atualizado às 16h40

Em comemoração aos 200 anos do nascimento de Louis Braille, o Portal do Governo do Estado de São Paulo vai apresentar um pacote de matérias sobre algumas ações e serviços prestados às pessoas com deficiência visual pelo governo paulista. A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por exemplo, vai organizar um ciclo de palestras para festejar a data ao lado de outras 11 instituições. O evento vai durar até dezembro.
 
Outros órgãos como a CPMT (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Metrô possuem políticas públicas direcionadas aos usuários que possuem algum grau de deficiência visual. O transporte metroviário e ferroviário paulista contam com recursos de acessibilidade como pisos e mesas táteis e avisos sonoros na entrada dos vagões. Também há profissionais treinados para lidar com todos os passageiros.
 
Na sala de aula, a pessoa com deficiência visual – parcial ou total – recebe um kit de materiais específicos do Governo do Estado, como mesas adaptadas e o soroban (instrumento utilizado para fazer contas), que facilita o aprendizado. Os professores da rede pública também estão engajados na inclusão desse público. Só em 2009, 70 mil educadores foram treinados para identificar problemas de visão e saber ensinar esses alunos.
 
As matérias sobre as políticas públicas do Governo de São Paulo para as pessoas com deficiência visual serão publicadas ao longo desta semana, período em que é comemorado o bicentenário de Braille. Acompanhe!

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo