Portal do Gestor Público será apresentado em seminário nesta quinta-feira

Interessados deverão fazer inscrição pela internet; participação é gratuita

ter, 24/11/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Portal do Gestor Público será apresentado nesta quinta-feira, 26, durante o 1º Seminário de Gestão Integrada para Estado e Municípios, que será realizado no Palácio dos Bandeirantes, na capital. O portal é uma ferramenta que vai integrar todos os sistemas utilizados na administração estadual (secretarias, fundações, empresas estatais etc) para facilitar o controle do gasto público e possibilitar melhor aplicação e economia nos investimentos. O evento é organizado pela Corregedoria-Geral da Administração, vinculada à Casa Civil, em conjunto com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam). A inscrição é gratuita e deve ser feita no www.cepam.sp.gov.br.

O presidente da Corregedoria, Rubens Naman Rizek Júnior, explica que o portal é uma interface que vai trazer a tão sonhada interoperabilidade entre sistemas de computação nos órgão estatais. Assim, será possível a todo profissional de Tecnologia da Informação do Estado, denominado gestor de TI, se comunicar diretamente com dezenas de sistemas, no futuro, por intermédio do Portal.

Reunindo informações 

Rizek lembra que no começo dos anos 1990, quando o Estado iniciou a informatização de processos na administração, foram criadas dezenas de programas específicos para cada órgão estadual. Rizek comenta que esses sistemas ficaram isolados e sem “conversar” entre si. Cada vez que um gestor de TI precisa de informação é preciso navegar em vários deles até achar o que procura. “Com a interoperabilidade do portal, a vida desse profissional vai se tornar mais tranquila e produtiva”, assegura Rizek.

Ele salienta que a filosofia de seu trabalho na Corregedoria da Casa Civil é “fazer mais com menos, tornar o Estado mais ágil e menos gastador”. Durante seu trabalho, iniciado em 2007, ele descobriu que São Paulo é um dos Estados mais abundantes em números e dados, presentes em toda administração. No entanto, as informações se encontram dispersas e isoladas. “Agora, com o portal, o gestor público poderá cruzar todos as informações para gerar economia aos cofres públicos”.

Quanto se fala em controle preventivo de processos na administração pública estadual, Rizek se refere a gastos como compra de material, contratação, obras, aquisições, convênios e diárias de funcionários em viagens. Até mesmo a idoneidade de uma empresa prestadora de serviço poderá ser atestada com as informações disponíveis no portal. O seminário é a primeira fase do projeto. Depois, virão teste piloto em órgãos do Estado, acesso a municípios e até ao cidadão.

Além do controle orçamentário, o portal permite que o município administre melhor outros setores. Na educação, por exemplo, quando o gestor público municipal registrar uma matrícula escolar, o sistema da prefeitura vai informar imediatamente ao estadual. Assim, será possível verificar se o estudante está matriculado em outra cidade, se os pais estão inscritos em programas de transferência de renda e até informações sobre a carteirinha de vacinação do aluno.

A idéia de criação do Portal do Gestor Público surgiu em junho de 2007, por ocasião de um seminário sobre controle interno da administração pública. Na ocasião, Rizek ouviu a opinião dos gestores de TI presentes ao evento. “Todos queriam uma ferramenta única que integrasse os sistemas administrativos de processo.” 

Da Agência Imprensa Oficial