Portal do Acessa São Paulo recebe prêmio de revista especializada

Programa de maior inclusão digital (no País) do governo paulista foi o vencedor do Prêmio ARede 2007

sex, 09/11/2007 - 8h55 | Do Portal do Governo

O Portal do Acessa São Paulo – maior programa de inclusão digital do País – bateu 43 concorrentes e venceu o Prêmio ARede 2007, organizado pela revista de mesmo nome. A entrega da premiação contou com a participação do governador em exercício, Alberto Goldman e do secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

“A inclusão digital é um instrumento de inclusão social e o governo de São Paulo continuará contribuindo para estimular projetos semelhantes”, disse Goldman. Beraldo informou que um contrato assinado com empresa de telefonia possibilitará que escolas, hospitais e delegacias passem a utilizar a banda larga de Internet na capital e no interior. “Queremos aperfeiçoar a eficiência nos serviços públicos”, afirmou.

De acordo com os jurados do prêmio, o site do Acessa São Paulo apresentou as melhores qualificações em diversos quesitos, sobressaindo inovação, conexão à Internet, padrões de acessibilidade, uso de softwares livres e tecnologias abertas, interatividade e desenvolvimento cooperado.

O Portal do Acessa São Paulo utiliza soluções em software livre (como o Xoops, para publicação de conteúdo, e o Nucleus, para produção de blogs), torna disponível seu conteúdo para reprodução livre por meio da licença Creative Commons e mantém canais abertos à participação dos internautas. O projeto tem como objetivo levar os recursos da tecnologia da informação e da Internet à população de baixa renda, estimulando o desenvolvimento humano e social dessa faixa populacional.

Mais de 26 milhões de atendimentos

Entre os serviços disponíveis no Acessa São Paulo constam a elaboração de currículos, a busca por vaga de empregos, a realização de pesquisas escolares, os cursos a distância e o envio e recebimento de e-mails. Em sete anos de projeto, foram realizados 26,5 milhões de atendimentos, 1,1 milhão de usuários cadastraram-se e mais de 3,2 mil computadores foram instalados em 404 postos de 353 cidades paulistas.

1ª edição do prêmio

A revista ARede foi criada em 2005. Suas reportagens têm como foco o uso das tecnologias da informação e comunicação para inclusão social. O prêmio, que está em sua primeira edição, busca divulgar as melhores iniciativas de cada categoria. Os vencedores recebem certificado de reconhecimento, troféu e passagens para participar do Campus Party Brasil, megaevento de entretenimento eletrônico em rede que será realizado em fevereiro de 2008, em São Paulo.

SERVIÇO

Site do Acessa São Paulo: www.acessasp.sp.gov.br

Da Agência Imprensa Oficial

(C.C.)