Portal de serviços ao cidadão do Governo de São Paulo recebe prêmio iBest 2006

Cidadão.SP reúne mais de 2.000 serviços estaduais disponíveis na internet, além de serviços federais e de 350 municípios

qui, 25/05/2006 - 11h16 | Do Portal do Governo

O portal Cidadão.SP do Governo de São Paulo (www.cidadao.sp.gov.br), que reúne mais de 2.000 serviços estaduais disponíveis na internet, além dos principais serviços federais e de 350 municípios, recebeu o prêmio Top 3 iBest 2006. O site foi considerado um dos três melhores na categoria Governo, de acordo com a Academia iBest Brasileira. Os outros dois prêmios ficaram  com a Receita Federal.

O iBest é considerado o ‘Oscar’ da internet no Brasil. Receber esse prêmio significa reconhecimento”, afirma o gerente do e-poupatempo (iniciativa do Governo paulista para levar o padrão de atendimento dos serviços presenciais do Poupatempo ao meio eletrônico) Álvaro Gregório.

Ele ressalta que o Governo paulista não inscreveu o portal na disputa pelo prêmio. “O Cidadão.SP foi indicado por internautas e selecionado pela Academia iBest Brasileira”, diz.

O gerente do e-poupatempo lembra que para receber o Top 3, o portal foi classificado entre os 10 melhores sites de governo do país. “Foi o único site estadual a ficar entre os 10 melhores. Todos os outros eram federais”, conta.

Gregório destaca ainda que, apesar de estar no ar há menos de dois anos, o portal já teve outras premiações.

No ano passado, recebeu do Fórum Mundial da Sociedade de Informática e da Organização das Nações Unidas (ONU) o World Summit Award. O Cidadão.SP foi considerado o melhor portal de governo do país e a premiação garantiu ao Governo de São Paulo assento no Fórum, que foi realizado em Lisboa, no mês de abril deste ano.

Também no ano passado, ganhou da editora Plano Editorial, responsável pela publicação das revistas TI Governo e Informática Hoje, o prêmio TI Governo. Além de prêmios internos do Governo paulista, como o Mário Covas, na categoria Design de Hiper-Mídia, e de Melhor Projeto, da Prodesp.

O portal

Disponível desde agosto de 2004, o portal foi criado para facilitar a vida do usuário que busca serviços e informações na internet. As informações estão dispostas de forma a evitar que as pessoas precisem memorizar siglas e nomes dos órgãos governamentais e simplificar a busca.

O conteúdo do Cidadão.SP foi classificado dentro de uma idéia de “linha da vida”, ou seja, os temas foram reunidos de acordo com os eventos da vida do cidadão, desde a gestação até a 3ª idade, independente do órgão que presta aquele serviço ou aquela informação.

Assim, quem clicar, por exemplo, em ‘Pais e Filhos’, terá informações sobre o nascimento dos bebês, com dados sobre hospitais e maternidades e saúde da gestante e do bebê; e educação dos filhos, onde encontrará dados sobre unidades escolares, lazer, programas antidrogas e direitos da criança.

Em ‘Adolescentes’, os jovens têm acesso a informações sobre serviços prestados nas áreas de saúde, ensino, orientação vocacional, trabalho/desemprego e atividades culturais.

Quem precisa de algum documento, como RG ou carteira de Trabalho, por exemplo, encontra todas as informações em um único ‘link’. Assim como aqueles que estão abrindo ou possuem o próprio negócio.

Em abril deste ano, o Cidadão.SP foi lançado em versão móvel e atualmente pode ser acessado por PDA (palm top) e telefone celular.

Premiação iBest

O Prêmio iBest 2006 teve mais de 30 mil candidatos em 42 categorias e recebeu votos de milhões de internautas. Além da Votação Popular, os portais também foram avaliados pelas Academias iBest. Essa foi a 11ª edição do prêmio que tem como objetivo garimpar e revelar os sites que se destacaram durante o ano.

Na reta final, somente três concorrentes por categoria foram escolhidos com o TOP 3, seja pelo júri popular ou pela Academia iBest Brasileira, e um deles ficou com o título de melhor da internet do país.

Cíntia Cury