Portal de investimentos registra 1.900 cadastros nos primeiros 15 dias

nd

qua, 07/02/2001 - 16h16 | Do Portal do Governo

Mais de 1.900 pessoas cadastraram-se e 420 solicitaram informações à Central Digital para o Desenvolvimento (www.investimentos.sp.gov.br) – do meio-dia do dia 18 de janeiro, quando o site entrou no ar até o meio-dia do último dia 2 de fevereiro – nos primeiros 15 dias de funcionamento do portal de investimentos do Governo do Estado de São Paulo, hospedado no site da Imprensa Oficial do Estado e dirigido a pessoas ou grupos interessados em investir em São Paulo. Esse volume de acessos e de consultas está dentro das expectativas da empresa Município Digital, responsável por todo o conteúdo do site.
Esse novo serviço do governo estadual, desde que começou a funcionar, vem registrando consultas de diversos tipos, que podem ser divididas basicamente em dois grupos.
O mais importante, correspondente a aproximadamente 45% dos internautas buscou informações sobre os Municípios paulistas, sobretudo relativas às áreas de telecomunicações; tributos (as pessoas queriam informações sobre isenções fiscais, sobre IPI para a importação de máquinas); uma empresa peruana, por exemplo, quis saber a alíquota do ICMS para cinco produtos. Também houve pedido de informações sobre que tipo de incentivo determinadas prefeituras concederiam a empresas eventualmente interessadas em instalar-se no Município; a lista de municípios que ficam a mais de 50 quilômetros da Capital e concedem isenção de IPTU ou o Valor Adicionado Fiscal dos 645 municípios do Estado.
O segundo grupo de pessoas que buscaram atendimento on-line, era constituído, provavelmente, de pessoas que queriam conhecer ou ‘testar’ o portal. Elas estavam interessadas em saber, por exemplo, se realmente o site funcionava mesmo 24 horas por dia, e se havia pessoas para prestar esclarecimentos, orientar e responder a eventuais dúvidas. Navegavam nas páginas do site de madrugada e nos finais de semana, sem, contudo, manifestar interesse específico. O tempo de navegação não ultrapassava a dois minutos. Fora isso, a coordenação do serviço recebeu muitos elogios.
O portal de investimentos opera ininterruptamente todos os dias em três línguas (português, inglês e espanhol). Tem aproximadamente 8.500 páginas com milhares de de dados econômicos, sobre recursos humanos, infra-estrutura, desenvolvimento tecnológico, aspectos educacionais e sócio-culturais de todos os Municípios paulistas, permitindo uma comparação imediata entre os índices paulistas e os de qualquer outro Estado brasileiro. Um grupo de profissionais presta atendimento on-line e esclarece dúvidas em, no máximo, 24 horas, dependendo da complexidade.
Além das páginas do portal de investimentos, o site da Imprensa Oficial (www.imprensaoficial.com.br), que registra uma média diária de 15 mil acessos, constituindo-se num dos portais públicos mais procurados de todo o País, abriga também o portal do Governo do Estado (www.saopaulo.sp.gov.br). Dessa forma, a empresa amplia sua participação e ingressa definitivamente no setor dos grandes provedores de informação.