Portal da Biodiversidade disponibiliza detalhes sobre fauna e flora do Brasil

Site interativo disponibiliza mais de 1,5 milhão de registros de observações de espécies animais, ameaçadas ou não de extinção

seg, 07/12/2015 - 9h42 | Do Portal do Governo

O resultado de parcerias entre pesquisadores resultou no desenvolvimento do Portal da Biodiversidade. Participaram profissionais da Escola Politécnica (Poli), da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), ambas da USP, e do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp de Rio Claro, além de parcerias externas. 

Desenvolvido com base num sistema existente da Austrália, o site é considerado o “estado da arte” em termos de arquitetura e gestão de dados sobre o tema. E a partir de agora esses dados estarão acessíveis para cientistas e a sociedade em geral.

São disponibilizados mais de 1,5 milhão de registros de observações de espécies animais, ameaçadas ou não de extinção. Por ser interativo, o site possibilita uma busca por espécies, usando o nome científico ou comum, por unidade de conservação, bioma, locais onde espécies foram avistadas etc.

Os pesquisadores desenvolveram um sistema que integra diferentes bases de dados disponíveis em instituições e unidades de conservação, dispersas em todo o Brasil, relacionando assim dados de conservação de primatas, aves, mamíferos marinhos, tartarugas marinhas do Projeto Tamar, dentre outros.

Outro resultado prático das parcerias é a publicação de dois livros que tratam da gestão de dados de biodiversidade e de recomendações técnicas que apoiarão tanto o MMA como outras instituições brasileiras na integração e disponibilização de dados de biodiversidade.

Acesse o Portal da Biodiversidade.

Do Portal do Governo do Estado