Portadores de Deficiência: Estação Especial da Lapa

nd

sex, 27/04/2001 - 18h26 | Do Portal do Governo

A Estação Especial da Lapa – Centro de Convivência e Desenvolvimento Humano – é outra unidade mantida pelo Fundo Social de Solidariedade, voltada prioritariamente ao atendimento de pessoas portadoras de deficiências auditiva, física, visual, mental ou múltipla, maiores de 14 anos, destinando a elas 70% de suas vagas e as restantes à comunidade em geral.

Por meio de parcerias, a Estação Especial da Lapa oferece dezenas de cursos de Iniciação Profissional, Oficinas Culturais e de Artesanato, Projetos Especiais e ainda uma série de modalidades esportivas em sua Unidade de Esporte Adaptado. Além disso, foi implantada pela Secretaria da Cultura, uma oficina de ecologia, grupos de arte dramática e pintura.

O Conselho Estadual Para Assuntos de Pessoas Portadoras de Deficiência, CEAPPD, sediado na Estação Especial da Lapa, realiza campanhas de sensibilização e de conscientização por intermédio de órgãos estaduais ou em parcerias com entidades da sociedade civil.

Cursos Profissionalizantes

Juntamente com o Senai, a Estação Especial da Lapa oferece cursos de iniciação profissional em panificação e confeitaria, informática para deficientes visuais, reparo e confecção de calçados, entre outros.

Em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, foi implantada na Estação Especial da Lapa uma unidade do Posto de Atendimento ao Trabalhador para captação de vagas e colocação no mercado de trabalho. O PAT oferece ainda: seguro-desemprego, qualificação e requalificação profissional, orientação trabalhista, carteira de trabalho e Previdência Social, programa de geração de emprego e renda.

Unidade de Esporte Adaptado

A Estação Especial da Lapa promove aulas de educação física adaptada para cerca de 600 crianças e adolescentes com deficiências física ou mental. O trabalho é realizado pela Escola de Educação Física da Polícia Militar e inclui atividades raras, como a equoterapia. O programa utiliza os cavalos como instrumento básico de reabilitação. São cerca de 200 pessoas com idade a partir de 3 anos em sessões semanais durante oito meses. Todo tratamento é gratuito.

A prática de esportes contribui para a reintegração social, pela competição sadia, além de possibilitar a manutenção e potencialização do condicionamento físico, proporcionando maior independência funcional e aumento da auto-estima. Os usuários têm acesso a várias modalidades esportivas, podendo usufruir de uma competição sadia. Para muitos significa a manutenção da independência funcional e estabilidade no quadro clínico. São desenvolvidas atividades de atletismo, basquetebol, futsal, hipismo, hóquei sobre piso, judô adaptado, natação, patinação, voleibol e capoeira.

Em Parceria com o Centro de Habilitação Promove, foi implantado o Centro Lekotek da Estação Especial da Lapa. Lekotek é uma palavra sueca que significa biblioteca de brinquedos. Sua principal atividade é orientar e apoiar as famílias de crianças/adolescentes portadores de necessidades especiais por meio de Encontros de Jogos e empréstimos de brinquedos.

A Estação dispõe ainda de Centro Cultural com auditório adaptado, hall de exposições e ambiente voltado à leitura e atividades lúdicas. Seu endereço é rua Guaicurus, 1.274, Lapa, SP, fone/fax: (11) 3873-6760.