Por meio da música, USP desenvolve projeto em escolas de Ribeirão Preto

Realizada em duas unidades de ensino da rede estadual, a iniciativa teve início em 2016 e já beneficiou quase 500 alunos

seg, 03/09/2018 - 8h37 | Do Portal do Governo

As faculdades de Odontologia (Forp) e de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, por meio da música, levam benefícios a estudantes de escolas estaduais da cidade do interior paulista.

Realizado em duas unidades de ensino, o projeto começou em 2016 e já beneficiou quase 500 alunos. São aulas de flauta, musicalização e piano para pequenos grupos de crianças. Já o coral tem mais de 50 crianças participando, com idades entre 6 e 14 anos. Além da música, também é oferecido auxílio com jogos, como forma de reforço na alfabetização das crianças com dificuldade no aprendizado.

De acordo com especialistas, a prática da música traz benefícios que vão além do hobby, pois é capaz de trabalhar diversas áreas do cérebro e ativar conexões, aliviando o estresse e aumentando a concentração. As canções podem melhorar o relacionamento entre as pessoas e, no caso de crianças, impactar no processo de ensino-aprendizagem.

“Fez bem à escola. Agora, o relacionamento é diferente. As crianças se preocupam umas com a outras”, relata Maria Sueli de Souza Pachioni, diretora da Escola Estadual Aymar Baptista Prado, que recebe, desde o ano passado, aulas de música e reforço por meio da iniciativa da USP.

Trabalho

Uma das responsáveis pelo projeto, a professora Raquel Gerlach, da Forp, revela que o trabalho começou tímido, mas ganhou forma ao longo do tempo. “A ideia surgiu quando desenvolvemos, na Escola Aymar, o projeto ‘Ciências: começando pela boca!’. Interagimos com as professoras e tentamos ajudar nos processos, com jogos e, a partir daí, surgiu a música, o meio mais efetivo de auxiliar indiretamente na melhoria das condições individuais das crianças para a aprendizagem”, explica a docente.

As aulas têm apoio da universidade, que oferece seis bolsas por meio do Projeto Unificado de Bolsas (PUB), além de voluntários. “O principal objetivo é aproximar os universitários da realidade das escolas públicas e valorizar o trabalho feito pelos professores. Muitas vezes os bolsistas e os voluntários relatam que a simples atuação deles são motivadores para as crianças e as deixam mais confiantes”, enfatiza a professora da Forp.

Outra responsável pela iniciativa, a professora Fátima Graça Monteiro Courvisier, do Departamento de Música da FFCLRP, descreve a alegria de ter os alunos engajados nas atividades. “Minha satisfação em atuar neste projeto é enorme, mas ainda maior é o meu compromisso com meus orientandos. A formação dos meus alunos significa tudo para mim. Eles devem ensinar as crianças sem perder o prazer de fazer música”, ressalta

Mudanças

Aluna da Forp e bolsista do projeto, Veridiana de Oliveira Mantovani colabora com jogos no reforço sobre assuntos sugeridos pelos professores e conta que só vê gratidão na oportunidade de estar engajada nas atividades. “Já me senti várias vezes incapaz por não poder solucionar todos os problemas das crianças, mas o projeto me ensinou que, por menores que sejam as ações, a mudança está acontecendo e, em algum momento, fará a diferença na vida delas. Percebi que estava mais madura quando, apesar do cansaço e inúmeros afazeres da faculdade, não deixei de ir à escola, pois sabia que as crianças esperavam por aquele momento”, avalia.

Os bolsistas Nathália Baroni, estudante de Física Médica da FFCLRP, e Rodolfo Maestrello Zerbato, da Forp, dão reforço na alfabetização dos alunos. Segundo eles, o interesse em fazer parte das aulas veio por conta do contato direto com as crianças e a oportunidade de poder ajudar a melhorar o ensino e a aprendizagem e fazer a diferença desde o ensino fundamental.

Já a bolsista Paula Elaine Sgobbi, estudante de música da FFCLRP, ministra aulas de canto coral no projeto e se emociona ao falar do momento especial ao trabalhar com as crianças. “É apaixonante deixar uma semente boa na vida delas”, celebra.