População otimista com andamento das obras da Estação Itaim Paulista

O otimismo se justifica pela valorização que o novo empreendimento proporcionará à região

qui, 14/06/2007 - 10h05 | Do Portal do Governo

Comerciantes do bairro do Itaim Paulista, na capital, vivem com a expectativa do término das obras da nova estação ferroviária local, previstas para o início de 2008. O otimismo se justifica, principalmente, pela valorização que o novo empreendimento da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) proporcionará à região.

Moradores, trabalhadores e lojistas não têm a menor dúvida: a nova estação, bem mais moderna, vai melhorar muito o bairro, em diversos aspectos. Dono de uma loja de móveis, Paulo Neto, acredita em uma melhor organização do transporte público. “Quando se implementa um novo serviço para a população, como uma estação, só vem a somar. Torcemos para que o bairro melhore bastante com essa obra.”

Exemplo da história de boa parte da população do Itaim, formada por migrantes nordestinos, Maria Lúcia Oliveira, 55 anos, comerciante, veio para São Paulo em 1970, vinda de Alagoas. Ao chegar ao bairro do Itaim Paulista, de trem, desembarcou em uma “casinha velha, com roletas que batiam na altura do meu tórax”. Assim Maria descreve a velha estação, que já passou por várias reformas, desde sua inauguração em 1926, e que agora ganhará um novo edifício, com arquitetura arrojada e todos os itens de acessibilidade e conforto aos usuários.

“Maravilha. A idéia é fantástica, nosso povo merece”, disse a comerciante após ver um cartaz com a maquete do futuro edifício, que estava sendo distribuído por funcionários da área de Relações Comunitárias da CPTM, na manhã de terça-feira (12/06), nos pontos comerciais da Rua Tiburcio de Souza, próximo à Estação Itaim. Em média, 100 cartazes são afixados em cada visita, que ocorre três vezes por semana na região.

Na opinião de Aroldo Kinoshita, proprietário de uma loja de artigos fotográficos, a nova estação auxiliará na conscientização da população sobre a importância de preservar o patrimônio público. “Com uma nova estação, as pessoas pensarão antes de quebrar ou sujar. Tinha que melhorar um bairro velho como esse”.

Para os usuários da Linha F, como é o caso da secretária Elza Silva, que mora no Tatuapé, as intervenções são muito bem-vindas. “Muito mais gente passará a utilizar o transporte ferroviário, mas precisa colocar trem novo também, pois só a estação não resolve”, disse. Depois de ser informada que até o final deste ano as 15 composições que circulam na linha estarão completamente modernizadas, não teve dúvidas: “Aí, sim, vai ficar bem melhor”.

Há mais de 40 anos no Itaim Paulista, o corretor imobiliário, José Carvalho de Oliveira, acredita que a melhor condução para quem vive no bairro é o trem. “A estação vai trazer benfeitorias e valorizará o comercio local”, aposta.

Da CPTM