População já recebeu mais de meio milhão de cartões BOM

Sessenta postos realizam o cadastramento, comercializam os créditos e providenciam a recarga dos cartões

ter, 17/07/2007 - 9h50 | Do Portal do Governo

Passados seis meses do lançamento do cartão Bilhete Ônibus Metropolitano, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), gerenciadora do sistema, contabiliza exatos 561.450 bilhetes expedidos, dos tipos Escolar (140 mil), Sênior (para idosos, 120 mil), Especial (850, ainda em experiência, para portadores de deficiências físicas), Vale-transporte (fornecido pelas empresas aos seus empregados, 300 mil) e Comum (600).

Há sessenta postos que realizam o cadastramento, comercializam os créditos e providenciam a recarga dos cartões. A relação completa está no site emtu.sp.gov.br.

Como conseguir – O BOM Vale-transporte deve ser solicitado à empresa empregadora, que pode obter informações sobre como proceder pelo telefone 3888-2200 (CMT), pelo site www.cmcmtsp.com.br ou na Ouvidoria da EMTU, pelo 0800 7240555, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Benefícios: garantia de reposição do cartão, em caso de roubo ou perda, com todas as viagens garantidas; possibilidade de recarregar no validador dos ônibus.

O Escolar pode ser obtido mediante preenchimento de formulário na secretaria da escola onde o estudante estiver matriculado, ou pelo site www.emtu.sp.gov.br; o formulário deverá ser encaminhado à EMTU, que emitirá o cartão.

Benefício: desconto de 50% no pagamento da tarifa nas linhas metropolitanas.

O Sênior pode ser obtido por pessoas com 65 anos completos; é preciso comprovar residência, apresentar CPF e RG nos postos de cadastramento, cuja relação está no site www.cmtsp.com.br; também pode ser obtido pelo telefone 0800 7240555, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Benefícios: isenção de pagamento da tarifa e utilização de lugares reservados na parte traseira dos ônibus.

O Especial exige que o interessado obtenha laudo médico nos postos de saúde do seu município, para comprovar a deficiência; no dia agendado, deve comparecer ao Centro de Inclusão Social do Passageiro Especial, no bairro do Jabaquara (Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2654). A carteira será emitida no mesmo dia.

Benefício: isenção de pagamento da tarifa.Para obter o BOM Comum o interessado deve se cadastrar no site www.cmtsp.com.br e buscar os créditos de viagem num dos 60 postos da Região Metropolitana de São Paulo.

Benefícios: segurança em caso de roubo ou perda, com recuperação das viagens remanescentes; conforto e agilidade no momento do embarque nos ônibus metropolitanos.

Da Assessoria de Imprensa da EMTU