População de SP pode opinar em Painel de Qualidade Ambiental

Paulistas podem participar por e-mail; indicadores ajudam no desenvolvimento de metas para a melhoria ambiental no Estado

seg, 08/06/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

(atualizado segunda-feira, 15 de junho)

Para garantir o direito à informação e proporcionar maior transparência em suas ações, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) colocou à disposição da população o Painel de Qualidade Ambiental, que detalha 20 indicadores de avaliação das condições ambientais do Estado.

Para consultar, basta entrar no link www.ambiente.sp.gov.br/pdf/painelambiental2008.zip. Envio de opiniões, sugestões e críticas devem ser feitos para o e-mail painel@ambiente.sp.gov.br.

Os itens são relacionados à qualidade do ar e da água, ao saneamento ambiental, à biodiversidade, às mudanças climáticas, aos padrões de produção e consumo, à agenda ambiental descentralizada e à fiscalização.

No painel, são definidos os valores de cada indicador com base no ano de 2008, assim a proposta é que o mesmo seja atualizado a cada ano, possibilitando a avaliação histórica em cada área de atuação da SMA e o estabelecimento de metas para os anos seguintes.

Para o secretário estadual do meio ambiente, Xico Graziano, o painel é uma ação de gestão ambiental. “O ambientalismo de denúncia e discurso precisa evoluir para o ambientalismo de resultado. Precisamos deixar o comando e controle e fazer planejamento”, apontou.