População da capital ganha mais área verde

São Paulo terá novo parque urbano na zona oeste e que vai contar com energia solar

sáb, 18/05/2013 - 12h16 | Do Portal do Governo



A população da capital terá mais uma área verde de fácil acesso, com opções de lazer, esporte, cultura, contato com a natureza e educação ambiental. A cidade de São Paulo vai ganhar um novo parque urbano ecológico, conforme anúncio do governador Geraldo Alckmin.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A área, localizada na Av. Queirós Filho, fica ao lado do Parque Villa-Lobos e é de fácil acesso, pois está próxima à estação Villa-Lobos/Jaguaré da CPTM. “A cidade ganha mais verde, esporte, lazer, cultura, área de família, acesso ao lado da estação CPTM, pode vir de trem, enfim, um projeto bem bonito”, destacou Alckmin.

Um atrativo do novo parque é o fato de ser fotovoltaico. Isso representa quase 1 mega e 1.000 kilowatts de energia solar, com capacidade para abastecer o parque inteiro e mais 350 casas. Esse diferencial contribui com o meio ambiente.

Antes usado como canteiro de obras do Metrô, o espaço de 121.670 m² terá 20 mil árvores. A cidade vai ganhar 12 hectares de área verde, esporte e quadras poliesportivas. Entre as atrações estão ciclovia, pista de caminhada, sanitário e lanchonetes. Além de um estacionamento, integrado com o Parque Villa-Lobos, com 500 novas vagas, ampliando em 39% o número existente.

Num primeiro momento, o novo parque receberá cerca de R$ 7,7 milhões em investimentos, uma parceria do Governo do Estado e Comgás. Deste total, a Comgás investirá R$ 5,6 milhões. O restante será investido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Meio Ambiente, que contratou a CODASP para realizar serviços de terraplanagem, execução de serviços de motomecanização para limpeza da área, escavação e transporte. A previsão de entrega é no final de 2013.

Do Portal do Governo do Estado