População aprova Operação Embarque Melhor

Índice de aprovação entre usuários do Metrô é de 82%, entre passageiros da CPTM é 81%

ter, 20/10/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM)fez o balanço dos primeiros 15 dias da nova operação para melhorar o embarque no sistema metro-ferroviário. A Operação Embarque Melhor foi aprovada por 82% dos usuários do Metrô que afirmaram que a nova estratégia adotada na estação Sé deve continuar. Na CPTM, as medidas foram implantadas na estação Tatuapé com aprovação de 81% dos passageiros. 

O resultado das pesquisas que revela o nível de satisfação dos usuários confirma o acerto das medidas adotadas pela STM. A Secretaria, em conjunto com a CPTM e o Metrô, estuda ampliar a operação. Já está definido que em 16 de novembro, a estratégia será implementada na estação Guaianazes, sentido centro, na Linha 11-Coral, da CPTM, no pico da manhã. 

Números da pesquisa 

Entre os dias 29 de setembro e 8 de outubro, mais de 3.000 mil passageiros foram entrevistados pelo Metrô nas estações Corinthians-Itaquera, José Bonifácio, Dom Bosco e Guaianazes, pela CPTM; e Brás, Tatuapé, Penha, Carrão, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera. 

A iniciativa foi aprovada por 82% dos usuários. Parcela significativa desses usuários acredita que o embarque ficou mais seguro (78%). A nova foram de embarque é classificada como mais organizada por 75% dos entrevistados. Além disso, eles afirmam que esperam,  em média, dois trens para embarcar (61%). 

Na CPTM, a aprovação da estratégia foi de 81%. A mesma porcentagem aprovou a atuação dos empregados na estação Tatuapé. Questionados sobre o tempo gasto para embarcar com a nova operação, 52% dos usuários afirmaram que a espera foi menor que nos dias anteriores à implantação da medida; 69% disseram que a estratégia tornou o embarque mais cômodo e tranquilo. 

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos