População aprova bicicletários nos Terminais Metropolitanos

Em São Bernardo do Campo mais de 10 mil pessoas utilizaram o serviço em 2008

qui, 08/01/2009 - 8h01 | Do Portal do Governo

O bicicletário instalado no Terminal Metropolitano São Bernardo do Campo, gerenciado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU, registrou um aumento contínuo no número de usuários desde a inauguração, em julho de 2007.

O primeiro bicicletário do Corredor ABD (São Mateus – Jabaquara) recebeu, em 2008, uma média de 980 bicicletas por dia. A quantidade de usuários cresceu significativamente após o aumento de 60% no número de vagas, em junho de 2008, quando a média diária de bicicletas guardadas passou de 940 para 1020.

No bicicletário do Terminal Metropolitano Jabaquara, o segundo do Corredor ABD,  inaugurado em novembro de 2008, cerca de 300 ciclistas utilizaram este serviço durante os dois meses de funcionamento.

A iniciativa da EMTU/SP e da Secretaria dos Transportes Metropolitanos faz parte do Projeto Ciclista Cidadão, que integra o Plano de Expansão do Governo do Estado de São Paulo que investirá R$ 19 bilhões no setor.

A proposta é instalar bicicletários em todos os terminais das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas, pois a bicicleta vem se destacando como importante meio de transporte complementar no percurso entre a residência e os sistemas de ônibus, trens e metrô. Além de ser um veículo não motorizado e, portanto, não poluente, é um meio de atender as pessoas de baixa renda que residem em locais de difícil acesso para o transporte público.

Os bicicletários são gratuitos e funcionam das 6 às 22 horas, todos os dias. Para utilizá-los, o usuário deve levar um dispositivo de segurança (trava ou cadeado) e preencher uma ficha de cadastro.

Serviço

Terminal Metropolitano Jabaquara
Endereço: Av. Eng.º Armando de Arruda Pereira X Rua dos Comerciários, s/n.º
Horário: das 6 às 22 horas, todos os dias
Vagas: 230 bicicletas

Terminal Metropolitano de São Bernardo do Campo
Endereço: Rua Domingo Ballotin, s/n.º
Horário: das 6 às 22 horas, todos os dias
Vagas: 68 bicicletas

Terminal Metropolitano de Hortolândia
Endereço: Av. Santana com Av. Olívio Franceschini
Horário: das 6 às 22 horas, todos os dias
Vagas: 100 bicicletas

Da EMTU