Pontos históricos e naturais se misturam e atraem visitantes em São Carlos

Palacete da Família Pinhal e Catedral de São Carlos Borromeo figuram entre os destaques da cidade

sex, 15/06/2012 - 11h49 | Do Portal do Governo

Quem visita São Carlos logo se depara com inúmeras construções históricas e belos cenários naturais. A cidade, que fica a 240 Km de São Paulo, é famosa por abrigar os campi da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Além disso, traz como destaque o Palacete da Família Pinhal e a Catedral de São Carlos Borromeo.

Logo no começo do passeio, é bom conhecer pontos que remetem ao passado do município. O Palacete da Família Pinhal é um casarão, localizado no centro, que pertenceu à família de Antonio Carlos de Arruda Botelho, o célebre Conde de Pinhal, dono das terras da Fazenda do Pinhal que originou a cidade de São Carlos.

A Fazenda Pinhal é ótima para passar agradáveis momentos. Construída em taipa e com telhado em telha de coxa, preserva a arquitetura tradicional paulista e é reconhecida como patrimônio nacional. Já a antiga Estação Ferroviária de São Carlos foi transformada e, hoje, abriga a Estação Cultura. O local conta com o Museu São Carlos e o Arquivo Histórico e Público onde é possível conferir diversas exposições, fotos e dados sobre a cidade.

Um dos locais mais visitados é a Catedral de São Carlos Borromeo. A construção atual é uma réplica da Basílica de São Pedro do Vaticano e ocupa o local em que foi erguida a primeira igreja da cidade. Os olhares também se encantam pela Igreja São Benedito, no centro do município.

Os turistas ainda encontram, em São Carlos, várias opções ao ar livre. Um exemplo é o Parque Ecológico Municipal “Dr. Antonio T. Viana” com o predomínio de animais pertencentes à fauna brasileira. Entre os habitantes, estão cerca de 600 animais, divididos em 83 diferentes espécies, sendo a ema considerada como símbolo do parque.

Com uma queda de 80 m, a Cachoeira do Monjolinho atrai com sua beleza os mais radicais. Em 1908, foi construída no local uma Usina que leva o mesmo nome da cachoeira.

Por fim, o Parque Municipal do Lago Azul é outro lugar ideal para momentos na companhia da família ou dos amigos. O espaço dispõe de pista de cooper, quadras poliesportivas, campo de futebol e aparelhos de ginástica. Tudo isso às margens de seu belo lago habitado por inúmeras garças.

Votação Sete Maravilhas de São Carlos

Até o dia 20, os internautas podem votar no site da prefeitura e escolher, entre as 15 opções, as sete maravilhas de São Carlos. Na disputa estão pontos como a Estação Cultura, a Catedral de São Carlos Borromeo e a Fazenda Pinhal. O concurso tem como objetivo divulgar e valorizar as belezas da cidade, além de preservar os aspectos históricos, arquitetônico e cultural da história de São Carlos.

Do Portal do Governo do Estado