Ponte Pênsil, em São Vicente, está liberada para veículos e pedestres

Ligação entre São Vicente e Praia Grande ou Litoral Sul será realizada de forma mais rápida, diminuindo o tempo de percurso dos habitantes da região

sex, 30/10/2015 - 11h11 | Do Portal do Governo

O tráfego de veículos e pedestres pela Ponte Pênsil, em São Vicente, foi liberado nesta sexta-feira (30) pelo governador Geraldo Alckmin. Com essa liberação, a ligação entre São Vicente e Praia Grande ou Litoral Sul será realizada de forma mais rápida, diminuindo o tempo de percurso dos habitantes da região. Antes, o acesso entre os municípios era realizado pela Ponte do Mar Pequeno durante o período de obras.

“Estamos abrindo ao tráfego a Ponte Pênsil, uma obra de grande valor para a engenharia brasileira. Esta é a primeira ponte pênsil do país. Quando ela foi projetada, nem concreto armado tinha. Tem um grande significado para São Vicente, para a Baixada Santista e para todo país. Veja que a segunda ponte construída no Brasil, em Florianópolis, ela esta interditada”, disse o governador. 

As obras de melhorias e reforma da Ponte Pênsil contaram com a supervisão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes. O investimento nas intervenções foi de R$ 33,1 milhões, do Governo do Estado.

Pela primeira vez, desde sua construção em 1914, a Ponte Pênsil teve seus 16 cabos de sustentação, que totalizam 256 metros de extensão, trocados. Para tanto, uma estrutura foi especialmente construída com o objetivo de manter os cabos provisórios até que o cabeamento definitivo, importado da Itália, fosse colocado.

Durante a reforma, também foram realizadas obras para reparos das torres, troca do antigo tabuleiro de madeira para um piso menos escorregadio e pintura mais resistente à corrosão (com jateamento).

Segurança aos motoristas e usuários
Nesta quarta-feira, 28, o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas realizou testes de carga na Ponte Pênsil para avaliação do comportamento da estrutura quando submetida ao tráfego de veículos pesados, como caminhões, por exemplo.

Os testes foram considerados positivos e o IPT manterá o monitoramento do local.  Vale lembrar que o tráfego de caminhões de carga não será permitido na Ponte Pênsil, salvo veículos de emergências.

“O restauro foi feito com segurança para os que transitam pela ponte. Foi separado também para o pedestre com acessibilidade. Nós estamos abrindo ao tráfego neste final semana em razão do feriado de finados”, destacou Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado