Ponte melhora trânsito entre Pirassununga e Santa Cruz das Palmeiras

Travessia foi inaugurada nesta quinta-feira, 7, pelo governador José Serra

qui, 07/08/2008 - 16h10 | Do Portal do Governo

Atualizada às 17h47

Os motoristas que transitam pela SP-201 entre Pirassununga e Santa Cruz das Palmeiras ganharam nesta quinta-feira, 7, uma nova ponte sobre o rio Mogi-Guaçu. A obra foi entregue pelo governador José Serra e pelo secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, no início da tarde de hoje.

A construção facilita o deslocamento entre as duas cidades, ampliando o escoamento da produção, a prestação de serviços e o trânsito de pessoas. “Essa aqui era uma ponte antiga, feita há 80 anos, numa época em que se andava em carroça de burro. Imagine agora uma região tão moderna como essa sem essa ponte”, observou o governador.

A antiga construção era a única travessia disponível até então, não comportava veículos pesados e só permitia a passagem de um carro por vez. A substituição dessa construção modesta por uma ponte melhor, como a inaugurada hoje, representou uma espera de mais de 20 anos. A demora, explicou o governador, foi motivada por diversos entraves jurídicos que tiveram que ser solucionados. “Estamos entregando agora uma ponte bonita, bem feita, que vai beneficiar não só Pirassununga, mas toda a região”, completou Serra.

Com 176 metros de extensão, a nova ponte, que fica no distrito de Cachoeira das Emas, região pertencente à Pirassununga, tem pistas simples, com trânsito nos dois sentidos. Os trabalhos de construção da travessia foram iniciados em junho de 2006 e concluídos no início deste mês.

O Governo do Estado, através da Secretaria dos Transportes, investiu R$ 8,2 milhões nesta obra viária. A expectativa é de que o número de veículos em trânsito pela SP-201 seja multiplicado por dois com a ponte recém-inaugurada: cerca de seis mil veículos deverão passar pela região.

Anúncios

Com 185 anos de história completos na quarta-feira, 6, Pirassununga vai ganhar uma unidade do Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado que oferece acesso gratuito à internet. O anúncio foi feito pelo governador José Serra, antes de deixar o município.

Na ocasião, Serra citou ainda diversas iniciativas do governo estadual para estimular o desenvolvimento da regiã, como o Pró-Vicinais, programa de melhoria das condições das estradas do interior, e a expansão do ensino técnico através da construção de novas Etecs e Fatecs mantidas pelo Centro Paula Souza.

O governador também lembrou que o município de Leme, distante 70 quilômetros de Pirassununga, vai abrigar um novo campus da Unicamp.

Manoel Schlindwein

(I.P.)