Ponte Euclydes da Cunha é restaurada em São José do Rio Pardo

Patrimônio histórico foi construído sob fiscalização do autor de “Os Sertões”

seg, 30/06/2014 - 13h10 | Do Portal do Governo

Um dos símbolos históricos do Estado de São Paulo está localizado cidade de São José do Rio Pardo. A Ponte Euclydes da Cunha, inaugurada em 1901, foi construída sob a fiscalização do engenheiro Euclides da Cunha, que redigiu parte do livro “Os Sertões” neste período. Nesta segunda-feira, 30, o Governo do Estado, em parceria com a Secretaria da Cultura, entregou as obras de restauração da ponte.

“A ponte foi totalmente restaurada, foram feitas reformas na estrutura metálica, no piso, colocaram iluminação em led e fizeram a pavimentação dos acessos”, disse o governador Geraldo Alckmin durante a entrega.

Alckmin ressaltou a importância da ponte como patrimônio histórico e cultural. “Essa ponte tem um grande valor arquitetônico, porque é do século 19, e tem também um grande valor histórico, porque foi aqui que Euclides da Cunha escreveu ‘Os Sertões’, livro no qual ele relata a guerra de Canudos, um clássico da literatura brasileira.”

O investimento do Governo do Estado foi de R$ 1,2 milhão, repassado para a prefeitura da cidade, por meio de convênio com a Secretaria da Cultura. A prefeitura foi a responsável pela realização das obras, desde a licitação à execução, com acompanhamento da secretaria.

As obras de restauro incluíram o uso de estrutura auxiliar, composta por tubulação de aço, plataforma e lonas, para proteger o rio contra possíveis danos ambientais. As peças danificadas também foram substituídas por uma nova estrutura metálica, a pista de rolamento foi pavimentada em concreto armado, o passeio também recebeu um novo piso, em ladrilho hidráulico preto e branco. Além do recapeamento asfáltico das cabeceiras da ponte e uma nova instalação elétrica, com novos projetores de LED para a iluminação do monumento.

A ponte possui 100 metros de comprimento e quase sete de largura, e é patrimônio histórico, tombada pelo Condephaat (Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado) em 1979.

Outros anúncios

Também foram entregues a Delegacia de Polícia e o novo Detran. Além disso, o governador autorizou a terceira ponte pra São José do Rio Pardo, que “vai ser importante para toda a região e até para o sul de Minas Gerais”, destacou Alckmin. Ainda, as obras de asfaltamento próximas à fábrica da Nestlé e do Parque Industrial foram autorizadas.

Do Portal do Governo do Estado