Ponte Aricanduva da Marginal Tietê recebe pôlder para conter enchentes

Segunda obra de um conjunto de seis equipamentos tem por objetivo evitar inundações nas marginais do rio Tietê

sex, 26/12/2014 - 13h20 | Do Portal do Governo

Parte das ações do Governo do Estado para combater as enchentes, foi inaugurado nesta sexta, 26, o pôlder localizado na margem direita da ponte do Aricanduva, na Marginal Tietê. O reservatório tem 7 metros de profundidade e capacidade de armazenar 2,7 milhões de litros de água. “O pôlder aumenta o nível de segurança da cidade, beneficiando a macrodrenagem de São Paulo”, disse o governador Geraldo Alckmin. Essa é a segunda obra de seis pôlderes que vêm sendo implantados ao longo da Marginal Tietê. Foram investidos R$ 17,6 milhões.

Os equipamentos já prontos são os de Vila Maria, margem direita, entregue no início de 2014 e Aricanduva, hoje. Até maio de 2015 serão entregues os da margem esquerda nas pontes de Vila Maria; Aricanduva e Vila Guilherme e, da margem direita, na ponte do Limão. O pacote de obras representa um investimento de R$ 62,7 milhões e repercutirá em efeito semelhante ao alteamento de pontos existentes na Marginal Tietê. Significa que a vazão do rio poderá ser aumentada em até 20% sem risco de extravasamento, ampliando em 200 m³/s na região do Cebolão.

Entenda como funciona um pôlder

O pôlder dispõe de um sistema composto por um dique (muro de contenção), reservatório, dutos e bombas. Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, os diques fazem o trabalho de isolamento das águas, que são coletadas numa espécie de piscina (um pequeno reservatório que, neste caso, não chega a ser um piscinão). Nele, a água é armazenada e lançada de volta ao rio, após o período de pico de vazão. A construção do sistema de pôlderes na Marginal Tietê se faz necessária devido à altitude variável da região que compreende o rio.

Do Portal do Governo do Estado