Pontal do Paranapanema ganha postos do Acessa SP

São os primeiros postos do programa de inclusão digital instalados em comunidades rurais

qua, 16/09/2009 - 10h30 | Do Portal do Governo

(Atualizado em 17 de setembro)

Os secretários Sidney Beraldo (Gestão Pública) e Luiz Antônio Guimarães Marrey (Justiça e Defesa da Cidadania) inauguraram na quarta-feira, 16, os primeiros postos do programa de inclusão digital do governo paulista, o Acessa SP, instalados em assentamentos rurais. 

As duas unidades funcionam na região do Pontal do Paranapanema.  Durante a fase de pré-operação foram realizados quase 13 mil atendimentos – uma média de 1.700 atendimentos por mês em cada unidade.  “Estes novos postos já atingiram cerca de 80% da sua capacidade de atendimento mensal. A procura é grande e comprova a importância do programa na região”, diz Sidney Beraldo.  

O posto do Acessa SP em funcionamento na área conhecida como Pé de Galinha, no assentamento Haroldina, em Mirante do Paranapanema, foi aberto à comunidade em caráter de pré-operação em abril – etapa de ajustes no funcionamento. Neste período, foram registrados 7.715 atendimentos. Ali, o posto está localizado em frente a duas escolas públicas e a um posto de saúde, que atendem a cerca de 1 mil famílias de 12 assentamentos da região. 

A segunda unidade do Acessa SP está localizada em Rosana, em um dos mais antigos assentamentos da região, o Gleba XV, fundado em 1984, e onde residem famílias de cerca de 570 lotes. Durante a pré-operação, iniciada em maio, mais de 5 mil atendimentos foram realizados. 

A abertura dos novos postos é resultado de uma iniciativa inédita, resultado da parceria entre as secretarias de Gestão Pública, pasta à qual o programa Acessa SP está vinculado, e da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo).

Sobre o Programa Acessa SP 

No Estado, o programa está presente em 445 cidades, dispõe de 504 postos, com 3.896 computadores e 945 monitores. Desde a sua fundação, há oito anos, o Acessa SP atingiu marca superior a 40 milhões de atendimentos e cadastrou mais de 1,7 milhão de usuários com acesso gratuito à internet. Durante o Plano de Expansão, foram instalados em todo o Estado 160 novas unidades. A meta do Governo é levar o programa para todos os municípios paulistas interessados.  

Na região de Presidente Prudente, a cobertura do Programa Acessa SP é de 100%. Nos 52 municípios da área existem 54 unidades em funcionamento. Em média são realizados a cada mês cerca de 48 mil atendimentos. 

Postos do Acessa SP 

Assentamento Haroldina – Pé de Galinha (Mirante do Paranapanema)
Endereço: Assentamento Rural Haroldina (Pé de Galinha), Bairro Engenheiro Veras S/N, município de Mirante do Paranapanema
Computadores para usuários: 6
Horário de funcionamento: das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira

Assentamento Gleba XV (Rosana)
Endereço: Assentamento Rural Gleba XV – Agrovila do Setor 2, Rodovia Arlindo Betio (BR 613) entrada do KM 51, município de Rosana
Computadores para usuários: 6
Horário de funcionamento: das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira

Da Secretaria de Gestão Pública