Pólo Paulista estuda tecnologia de congelamento de massa na produção de mussarela de Búfala

O projeto, financiado pela Fapesp no programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas, servirá de estímulo para a produção de mussarela

qua, 11/07/2007 - 19h04 | Do Portal do Governo

Os pesquisadores do Pólo Sudoeste Paulista, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, estão desenvolvendo um projeto de pesquisa no qual será desenvolvido tecnologia para congelamento da massa coagulada e fermentada de leite de búfala. O projeto, financiado pela Fapesp no programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas, servirá de estímulo para a produção de mussarela.

Segundo Alcina Maria Liserre, coordenadora da proposta, o projeto desenvolverá uma massa coagulada, fermentada e congelada que poderá ser armazenada e utilizada no momento oportuno, na medida em que houver escassez na oferta de leite, geralmente entre as estações da primavera e do verão.

Liserre explica que o processo de congelamento será realizado no momento anterior às etapas finais da fabricação da mussarela de modo a conservar a alta qualidade do produto. “As etapas de filagem, moldagem, resfriamento, salga e embalagem são essenciais para a obtenção de um produto de alta qualidade.

Além das vantagens tecnológicas, o projeto permitirá que os detentores da tecnologia comercializem o produto intermediário (massa congelada) com outros laticínios. “Com a utilização da massa congelada, laticínios que se localizam em locais distantes das bacias leiteiras bubalinas, onde não ocorre oferta do leite de búfala, também poderão se tornar produtores de mussarela”, conta Alcina.

Paralelamente ao desenvolvimento técnico da nova metodologia, os pesquisadores irão realizar um diagnóstico participativo da bubalinocultura e irão elaborar um plano de negócios para avaliar a viabilidade econômica da produção de massa coagulada, fermentada e congelada de leite de búfala na região Sudoeste Paulista, atendendo os municípios Itapetininga, Alambari, Sarapuí, São Miguel Arcanjo, Guareí e Pilar do Sul.

O projeto será desenvolvido pelos pequisadores Alcina Maria Liserre, Carlos Frederico de Carvalho Rodrigues, João Elzeário Castelo Branco Iapichini e Cristina Fachini do Pólo Regional do Sudoeste Paulista, em parceria com os pesquisadores Ariene Gimenes Fernades Van Dender e Izildinha Moreno do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Laticínios do ITAL e com médica veterinária Karina Barreto de Souza da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Itapetininga e Região (COPPRIR).

Mais informações sobre o projeto com a mussarela de búfala com a pesquisadora Alcina Maria Liserre, pelo e-mail: alcina@aptaregional.sp.gov.br

Da Apta Regional

C.M.