Política Pública Ambiental foi tema de discussão em Rincão

Xico Graziano pediu empenho dos prefeitos na tarefa de melhorar o desempenho ambiental

seg, 02/02/2009 - 14h05 | Do Portal do Governo

O município de Rincão, situado na região de Araraquara, foi o local de encontro que reuniu o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, a prefeita de Rincão, Therezinha Ignêz Servidoni, e vários outros prefeitos e autoridades da região. O tema principal foi à crescente preocupação com a qualidade ambiental das cidades, com destaque para os aterros sanitários e os Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado.

Graziano explanou sobre a nova fase do Projeto Ambiental Estratégico Município Verde, expondo as metas do Programa para o ano de 2009 e orientando a atuação dos prefeitos no sentido de melhorar o desempenho ambiental e de manter os índices de avaliação dos seus municípios. Nessa direção, uma das metas apontadas pelo secretário é pôr fim aos lixões. “Não podemos mais tolerar esses espaços a céu aberto e todos os problemas originados deles. É um compromisso que eu assumi com o governo do Estado“, ressaltou.

Na reunião, realizada na Câmara Municipal “Vereador Euclides Donini“, o secretário afirmou que é preciso valorizar os pequenos municípios, principalmente aqueles que têm interesse em melhorar a sua qualidade ambiental, como é o caso de Rincão. “A prefeita me ligou e disse que quer tornar Rincão um Município Verde, e é por isso que estou aqui, para dizer que o governo vai ajudar aqueles que querem melhorar, numa atitude pró-ativa“, elogiou Graziano.

O secretário fez ainda uma explanação dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Estado, bem como uma reflexão sobre a importância do Município Verde, que tem como objetivo a descentralização da gestão ambiental no Estado. Explicou que resolver os problemas com o lixo, o esgoto, a poluição e outros fatores ambientais são tarefas que todos os municípios devem fazer. “O que vai mudar o comportamento do cidadão é a educação, pois só com ela mudaremos a cultura do povo“. Graziano aproveitou o momento para anunciar que, no final de março, será lançado o Projeto “Criança Ecológica“, que será composto por excursões, aulas, livros e filmes, entre outras atividades.

A prefeita ressaltou que esta era a primeira vez que o município recebia a visita de um secretário do Meio Ambiente e que a visita de Xico Graziano ocorreu num momento especial para a região, pois coincide com a criação da Associação Regional de Prefeituras – APRA . Conforme expôs Therezinha a Associação vai unir as forças locais para discutir políticas públicas e os problemas comuns que afetam a região. “Temos que nos unir, pensar e agir regionalmente para vencermos os grandes desafios e preservar o interesse da população“ enfatizou.

O evento contou com a participação de 19 prefeitos municipais da região, de deputados, de vereadores e de presidentes de Câmaras Municipais.

Da Secretaria do Meio Ambiente