Pólis de Tecnologia de Campinas entra no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos

Com a entrada deste espaço no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, chegam a 16 as iniciativas com credenciamento provisório no Estado

sex, 30/04/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Parque Tecnológico CPqD, conhecido como Pólis de Tecnologia, agora faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. O credenciamento provisório do Pólis no SPTec foi assinado nesta quarta-feira, 28, pelo secretário de Desenvolvimento em exercício, Luciano de Almeida, em Campinas.

Criado em 1999, pela Fundação CPqD (www.cpqd.com.br), o Pólis de Tecnologia ocupa uma área de 360 mil m², na rodovia que liga Campinas a Mogi-Mirim (SP-340). O complexo é formado por um conjunto de prédios estrategicamente distribuídos em um terreno repleto de áreas verdes, onde já está disponível uma infraestrutura completa de serviços: três restaurantes, duas lanchonetes, um auditório e dois anfiteatros, três agências bancárias, ambulatório médico, correios, agência de viagens, banca de jornais, estacionamentos, heliponto, praça de convivência e clube de lazer completo, entre outros recursos.

O credenciamento provisório no SPTec habilita o CPqD a receber recursos do aporte estadual para obras de infraestrutura, aquisição de equipamentos e realização de estudos, entre outros tópicos que integram o projeto. Com o seu ingresso no sistema paulista, já chegam a 16 as iniciativas com credenciamento provisório no Estado: Barretos, Botucatu, Campinas (duas iniciativas: Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp e CPqD), Ilha Solteira, Mackenzie-Tamboré, Piracicaba, Santo André, Santos, São José dos Campos, São Paulo (duas iniciativas: Jaguaré e Zona Leste), Sorocaba, São Carlos (duas iniciativas: ParqTec e Parque EcoTecnológico) e São José do Rio Preto.

“Com a entrada no SPTec, o Parque Tecnológico poderá receber incentivos fiscais e recursos do Governo do Estado para atrair novos investimentos e aprimorar sua capacidade produtiva, o que irá estimular a inovação tecnológica, o crescimento econômico da região e a geração de emprego e renda para a população”, explica o secretário de Desenvolvimento.

O Pólis é um ambiente tecnológico onde estão instalados laboratórios de pesquisa únicos no país e importantes empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da região de Campinas -Trópico, Padtec, Ci&T, Matera Systems, Dextra Sistemas, Schweitzer Engineering Laboratories, Sensedia, CoffeeBean, ComSoft, WxBR, Já!, Elabora, TeleDesign e Thorus Scisoft, além do próprio CPqD. “É um ambiente favorável ao desenvolvimento do conhecimento, da riqueza e da geração de empregos”, afirma o gerente do Pólis de Tecnologia, Rodolpho França Hunger. “Há uma sinergia e integração entre as empresas, que acaba propiciando o suporte necessário para o alinhamento de produtos e sistemas ao estado-da-arte internacional”, acrescenta Hunger.

Incentivos

As empresas que se instalarem em parques tecnológicos do SPTec poderão participar do programa estadual de incentivos fiscais, chamado “Pró-Parques”. Instituições de apoio e empresas de tecnologia poderão utilizar créditos de ICMS ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias a serem utilizados na realização de projetos de investimento e no pagamento de ICMS relativo à importação de bens destinados ao ativo imobilizado.

Sobre o CPqD

A Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). No Brasil, as soluções do CPqD são utilizadas por grandes empresas e instituições dos setores de telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e de administração pública. Atuando há 33 anos, conta com mais de 1.200 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade.

Sobre o SPTec

O governo do Estado de São Paulo criou o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) para dar apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica. Parques tecnológicos são empreendimentos para a promoção de ciência, tecnologia e inovação. São espaços que oferecem oportunidade para as empresas transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e escolas) do setor produtivo (empresas em geral).

Da Secretaria do Desenvolvimento