Pólio: SP vacina 95% das crianças com menos de 1 ano

Entre os maiores, índice chegou a apenas 82,5%

ter, 17/06/2008 - 13h52 | Do Portal do Governo

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde mostra que 95,2% das crianças menores de um ano foram imunizadas contra a poliomielite na primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil, realizada no último sábado. Já entre as maiores de um ano, apenas 82,5% das crianças receberam duas gotinhas da Sabin.

“Como as crianças mais velhas já estão com o esquema de vacinação em dia, os pais não levam as crianças para participar das campanhas, o que é um erro. Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar a vacina”, explica Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

O Estado de São Paulo conseguiu vacinar, no último sábado, 2,73 milhões de crianças menores de cinco anos de idade, o que representa 88,34% do público-alvo da campanha. A meta é imunizar 95% dos cerca de 3 milhões de crianças menores de cinco anos que vivem no Estado (2,9 milhões de crianças).

A campanha foi prorrogada até a próxima quinta-feira, 19 de junho. “É importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam vacinadas, pois no mundo ainda há países com casos de poliomielite e circulação do vírus silvestre da doença”, afirma Helena Sato.

A prevenção é o meio mais seguro de controlar doenças. No caso da poliomielite, a vacina é a única arma e os efeitos colaterais são extremamente raros. Causada pelo poliovírus, a doença é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia.

Da Secretaria da Saúde