Polícias da região de P. Prudente terão sistema de rádio digital

À prova de escuta clandestina, sistema possui melhor qualidade de som e permite compartilhamento

ter, 18/08/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

Nos próximos meses, as polícias de Presidente Prudente – distante a 565 quilômetros da Capital – e de mais oito municípios da região contarão com o sistema de rádio digital.  À prova de escuta clandestina, o sistema possui melhor qualidade de som e permite o compartilhamento de informações entre a Polícia Civil, Militar e Técnico-Científica, o que dá mais agilidade e segurança no atendimento à população. 

A Resolução SSP-217, publicada no Diário Oficial da última quarta-feira,12, definiu um Comitê Gestor de Telecomunicações para acompanhar e fiscalizar o processo de implantação do sistema nos nove municípios. Além de Presidente Prudente, terão o sinal de rádio digital, as cidades de Presidente Bernardes, Martinópolis, Dracena, Junqueirópolis, Tupi Paulista, Presidente Venceslau, Caiuá e Marabá Paulista. 

O fato da comunicação via rádio digital ser à prova de escuta clandestina será especialmente importante para a região – é que a única Penitenciária de Segurança Máxima do Estado está localizada em Presidente Bernardes. Os outros municípios, com exceção de Caiuá (que possui um Centro de Detenção Provisória), também abrigam penitenciárias. 

Caberá ao Comitê Gestor de Telecomunicações realizar estudos e gerenciar recursos para que os equipamentos sejam distribuídos às polícias com o máximo de eficiência. Todos poderão compartilhar a estrutura e receber o mesmo sinal. O comitê terá também autonomia para redistribuir o sistema entre esses órgãos sempre que houver necessidade. Ou seja, a instauração do comitê garante que o Governo gaste o mínimo, com o máximo de eficiência. 

Os estudos mostrarão o número ideal de viaturas equipadas com o sistema digital. Apesar do compartilhamento de infraestrutura, cada órgão mediará seus próprios projetos. Para que as viaturas estejam aptas a receber o sinal digital e transmitir uma comunicação de alta qualidade para esses municípios, o Governo realizou um investimento de R$ 16,750 milhões. O investimento permite também que o sistema esteja em funcionamento durante tempo integral, gerando economia em manutenção dos equipamentos, que serão fabricados nos Estados Unidos. 

Agilidade no atendimento  

A Polícia Militar irá distribuir o sistema entre todas as suas unidades de policiamento territorial, de acordo com suas necessidades. Estarão aptas para receber o sinal algumas viaturas da Polícia Rodoviária, Ambiental e do Corpo de Bombeiros. A integração entre as unidades permite, por exemplo, que todas as ligações ao serviço 190 originárias de qualquer uma das 54 cidades da região sejam automaticamente direcionadas para Presidente Prudente. Assim, o Comando de Operações da PM (Copom) direciona o atendimento para a viatura mais próxima e apta para atender à ocorrência.

Da Secretaria da Segurança Pública