Polícias Civil e Militar reforçam policiamento em Campos do Jordão

Objetivo é garantir tranquilidade aos turistas que vão passar as férias na cidade

sex, 03/07/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Plantão policial permanente, posto para emissão do documento de identidade, policiamento reforçado e atendimento especializado para turistas. Esses são alguns dos serviços que serão prestados pela Unidade de Atendimento da Polícia Civil, que funcionará no número 100 da avenida Engenheiro Diogo de Carvalho, na Vila Capivari, no centro de Campos do Jordão.

O objetivo da Polícia Civil do Estado é garantir tranquilidade aos turistas que escolherem a cidade como refúgio para passar as férias de julho. Para atender aos moradores e turistas na alta temporada da região, o atendimento reforçado será garantido pela união das equipes do Deinter-1, da Divisão Policial de Portos, Aeroportos, Proteção ao Turista e Dignitários (DPPAPTD) e do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD).

24 horas 

O distrito policial, que funcionará na Unidade de Atendimento, contará com o sistema Registro Digital de Ocorrências (RDO) integrado à Polícia Civil de todo o Estado. Segundo Edilzo Correia Lima, delegado assistente da diretoria do Deinter de São José dos Campos, a delegacia funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A delegacia fixa da cidade ainda será auxiliada por delegados, escrivães e investigadores, que reforçarão diariamente plantões noturnos e de finais de semana. Para garantir a segurança dos cerca de 500 mil turistas que deverão visitar a cidade, esse reforço contará com 145 policiais civis, vindos das cidades de Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, São José dos Campos, São Sebastião e Taubaté.

Rondas e atendimento especializado 

Outro ponto importante no combate à violência serão as rondas das delegacias especializadas. Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Delegacia Anti-Sequestro (DAS), Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (GARRA) e Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes (Dise) patrulharão a região de quinta a domingo.

Os turistas, principalmente os estrangeiros, terão tratamento especializado. Em cada plantão haverá um policial com fluência em outras línguas, facilitando assim o atendimento às demandas. A equipe da Divisão Policial de Portos, Aeroportos, Proteção ao Turista e Dignitários (DPPAPTD) também apoiará o Deinter no registro de ocorrências.

RG em até quatro dias 

Além do reforço ao policiamento, moradores e turistas terão um novo serviço de emissão de documentos de identidade durante toda a temporada. “A expectativa é de que cerca de 3 mil RGs sejam expedidos”, afirma Carlos Antonio Guimarães Sequeira, diretor do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD).

Nos moldes do Poupatempo, o posto do IIRGD funcionará todos os dias, das 10 às 18h, e permitirá que a população consiga o documento de identidade em, no máximo, quatro dias. “Seis computadores permitirão a digitalização de fotos, confronto de dados e expedição do RG – que será impresso em São José dos Campos”, informa Sequeira. O projeto foi divulgado em diversas escolas, como forma de estimular as crianças a obterem o documento.

A Unidade de Atendimento da Polícia Civil estará aberta ao público até o dia 2 de agosto, no encerramento da alta temporada em Campos do Jordão. Os RGs serão emitidos a partir deste sábado, 4.

Polícia Militar 

Com o início da temporada de inverno em Campos do Jordão, o policiamento realizado pelo 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), que atua na cidade, será reforçado por mais 364 cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Esse reforço no policiamento estará à disposição do município até o dia 31 de julho.

O apoio será realizado como um estágio para os cadetes, que ficarão sob a supervisão de oficiais de polícia experientes. Dessa forma, o planejamento e execução do policiamento desenvolvido durante a temporada de inverno será realizado pelos próprios cadetes.

As patrulhas serão distribuídas pelas principais avenidas da cidade e nos bairros da Abernéssia e Capivari, todos os dias da semana. O efetivo local e de apoio irá realizar o policiamento em viaturas e a pé, para atender aos turistas e à população fixa de Campos do Jordão.

A Academia de Polícia Militar do Barro Branco ainda terá um Centro de Operações, que estará localizado no número 371 da avenida José de Oliveira Damas, na Vila Capivari.