Polícias Civil e Militar recebem novas viaturas

Marzagão ressaltou importância do sistema de rádio digital

ter, 25/03/2008 - 20h58 | Do Portal do Governo

Foram entregues, na manhã desta terça-feira (25), 265 novas viaturas às polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros da Capital e Grande São Paulo. O evento foi realizado no Largo São Francisco, em frente a sede da Secretaria da Segurança Pública. A Polícia Civil recebeu 148 veículos, a Polícia Militar 50 e o Corpo de Bombeiros 67 veículos, entre carros e motos.

O secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão ressaltou a importância do sistema de rádio digital que será utilizado pelos novos veículos entregues. “As viaturas serão, de certo modo, um centro de inteligência. Elas poderão, com muita facilidade, ter dados on-line e em tempo real de pessoas, carros, entre outros. Pelo sistema da viatura será possível, em caso de ocorrência mais simples, resolvê-la no próprio local, sem ter que se deslocar até o distrito ou posto policial. Ganharemos tempo e otimizaremos o efetivo”, explicou.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberto Antônio Diniz destacou também que a viatura equipada com notebook e palmtop torna o trabalho do policial mais ágil. “O sistema permite, por exemplo, que no local da ocorrência o policial consulte um veículo, uma pessoa ou uma arma que está sendo abordada. É possível iniciar o registro da ocorrência sem usar a voz pelo sistema de rádio. Esse é o grande ganho. Futuramente, as ocorrências mais simples poderão até ser finalizadas no local do acontecimento”.

Marzagão afirmou ainda a qualidade das polícias paulistas e falou da queda de homicídios registradas em São Paulo. “A Polícia de São Paulo é uma polícia de referência e a melhor do Brasil”, declarou citando a matéria publicada na Revista Time desta semana sobre o trabalho ostensivo da PM e os sistemas de inteligência utilizados pelas polícias.

A Polícia Civil recebeu 41 Blazeres, duas caminhonetes 4×4, dois caminhões-guincho, um ônibus, 63 Pálios e 39 Corsas. Já a PM recebeu 50 Blazers para os serviços de Força Tática. O Corpo de Bombeiros recebeu 38 motos, 19 Fiat Uno e dez unidades de Resgate.

Da Secretaria da Segurança Pública

C.M.