Polícias Civil e Militar da região de Presidente Prudente recebem novas viaturas

Veículos integram um lote de 910 veículos adquiridos para a Polícia Militar e outro lote de 250 para a Polícia Civil

sex, 28/12/2007 - 16h46 | Do Portal do Governo

As polícias Civil e Militar da região de Presidente Prudente, a 565 quilômetros da Capital, contam a partir de hoje (28), com 22 novas viaturas para o policiamento. O secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, destacou durante o evento de entrega, realizado na praça Nove de Julho, que “os veículos fazem parte de um projeto de modernização da polícia de São Paulo”. Os carros integram um lote de 910 veículos adquiridos para a Polícia Militar e outro lote de 250 para a Polícia Civil.

Toda a região do Deinter 8 (Departamento Polícia Judiciária do Interior), que abrange 79 municípios e é composto por quatro delegacias seccionais e três batalhões da PM, apresentou queda nos índices de homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte), roubo a banco e assalto e furto de veículos. “As polícias estão recebendo um reforço substancial para o policiamento da região. Presidente Prudente está com 4.9 homicídios para cada 100 mil habitantes, isso é índice de primeiro mundo. A ONU (Organização das Noções Unidas) admite 10 homicídios para a mesma quantidade de habitantes em países desenvolvidos”, afirma Marzagão. O secretário citou também, como exemplos de redução da criminalidade, o último dia 7, quando a cidade de São Paulo não registrou nenhum homicídio em 24 horas, e o fato de desde o dia 21 de dezembro não ter sido registrado seqüestros no Estado, o que não ocorria há sete anos.

Maurício Lemos Freire, delegado geral da Polícia Civil destacou a importância da aquisição para a polícia. “A entrega dos veículos é um com compromisso do Governo do Estado, que garante maior agilidade e eficiência na redução de crimes e melhoria nos resultados das investigações”. O Governo do Estado investiu mais de R$ 800 mil na aquisição de viaturas, somente na região de Presidente Prudente.

Marzagão anunciou novidades para a polícia de Presidente Prudente em 2008, como a intensificação do serviço de inteligência, a extensão do Infocrim (Sistema de Informação Criminal), que permite o mapeamento de áreas de crimes, e a implantação da rádio digital. “O objetivo é que a inteligência substitua a força”, concluiu.

Das viaturas entregues, 11 são destinados à Polícia Militar e 11 para a Polícia Civil. Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberto Diniz, a tecnologia e investimentos na área facilitam o trabalho da polícia. “A queda da criminalidade se deve ao trabalho dos policiais, mas sabemos que para isso são necessários bons equipamentos e viaturas. O objetivo principal do nosso trabalho é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, diz.

Luiz Miguel Tricote, morador da cidade há 47anos, declarou que acredita que as viaturas irão melhorar ainda mais a segurança na região. “Nunca fui assaltado e não posso reclamar da segurança pública em Presidente Prudente”.

Para finalizar, Marzagão falou sobre unir os trabalhos da polícia com projetos de inclusão social. Como exemplo citou a Virada Social realizada no bairro Jardim Elisa Maria, zona norte de São Paulo. “A oportunidade tem que ser dada a todos. Com a junção desses dois trabalhos teremos bons resultados. Assim como a queda na criminalidade no Jardim Elisa Maria”.

Josimara Silva e Carolina Mara

Da Secretaria de Segurança Pública

(C.M.)