Polícias apreendem 430 kg de cocaína e armas em Ribeirão Preto

As equipes policiais foram acionadas assim que a aeronave pousou em um dos locais pré-vigiados

sex, 21/09/2007 - 20h12 | Do Portal do Governo

Em operação conjunta com a FAB (Força Aérea Brasileira), homens das polícias Federal e Militar apreenderam, na noite de ontem (20), no meio de um canavial, em Ribeirão Preto, 430 kg de pasta de cocaína. Foram encontrados também diversos armamentos pesados, além de explosivos. M.S., de 19 anos, e A.A.F.S., de 30, foram presos no local.

Por meio de investigações e outra prisões efetuadas, a PF tinha a informação de que um carregamento de drogas chegaria pelo ar no dia de ontem. Munida desses dados, solicitou auxílio da FAB, que fez um levantamento dos prováveis locais de pouso de aeronaves de pequeno porte e monitorava o perímetro aéreo determinado, e da PM, que deixou equipes em prontidão durante dois dias seguidos.

As equipes policiais foram acionadas assim que a aeronave pousou em um dos locais pré-vigiados, no meio de um canavial da área rural da cidade, e chegaram a tempo de prender M.S. e A.A., mas não o piloto, que já havia decolado e conseguiu escapar dos radares da Força Aérea. De acordo com o major Loureiro, que comandou os homens disponibilizados pela PM, o local era “no meio do nada, rodeado por canaviais”.

Chama atenção a quantidade de droga apreendida: 431,6 kg de pasta de cocaína, que, segundo Loureiro, pode ser duplicada se refinada. Os armamentos também não ficam pra trás: 500g de TNT, um forte explosivo, 8 granadas, 3 fuzis 762 (de uso restrito ao Exército), uma metralhadora, com tripé, Browning calibre .30, uma lança-granadas com 3 projéteis, 2 pistolas 9mm e um lança-foguetes.

Devido ao fato de a cocaína estar no formato de pasta (não se produz no Brasil) e envolta em pedaços de jornal paraguaio, a polícia acredita que o carregamento proceda do Paraguai.

A PM prendeu o cabeça da quadrilha, conhecido como “Nenê”, há cerca de três meses, em Ribeirão Preto. Posteriormente, foram detidos mais 12 membros da organização. Ontem, mais dois. “Nossa maior satisfação é tirar esses homens de nossa comunidade”, comemora Loureiro.

Lucien Adedo

Da Secretaria de Segurança Pública

C.M.