Policiamento Comunitário – policiais brasileiros e japoneses trocam experiências

Atividade faz parte de um convênio firmado entre as polícias dos dois países – que já dura oito anos e tem contrato até 2008

dom, 02/09/2007 - 10h03 | Do Portal do Governo

Dez policiais militares viajam, nesta segunda-feira, dia 3, para o Japão, para um curso sobre Polícia Comunitária. A atividade faz parte de um convênio firmado entre as polícias dos dois países – que já dura oito anos e tem contrato até 2008. O projeto é ligado ao Programa de Policiamento Comunitário implantado no Estado de São Paulo e visa aperfeiçoar os policiais que trabalham na área, já que a polícia japonesa tem mais de 100 anos de experiência atuando em parceria com as comunidades.

Segundo o tenente Ricardo Souza Barreto, oficial da Divisão de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, os policiais brasileiros – que já trabalham em Bases Comunitárias no Estado – passarão 15 dias em Tóquio aprendendo as técnicas utilizadas pelos orientais. “Desde 1999, 60 PMs já realizaram essa viagem e vêm aplicando os conhecimentos aprendidos por lá, adaptando-os à nossa realidade”, conta.

Da mesma forma que os policiais brasileiros viajam anualmente para o Japão, peritos japoneses são recebidos por aqui como parte do intercâmbio. “Eles vêm para ficar mais tempo, conhecer melhor a cultura brasileira”, explica o tenente Barreto. “Como a comunidade brasileira está crescendo bastante por lá, eles aproveitam para tentar aprender a lidar melhor com os brasileiros”, complementa.

São Paulo já conta com 20 Bases Comunitárias: 16 na Capital, duas na região metropolitana e outras duas no Interior. O programa tem como gerente o coronel Brandão, comandante do Comando de Policiamento da Capital, e tem como objetivo aproximar a polícia das comunidades. Os policiais visitam as residências e os comércios locais para ouvir a população e resolver os problemas, visando a manutenção da segurança no local.

Daniel Cunha

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

(R.A.)