Policiais que trabalham com cães têm perfil avaliado

Quem se dispõe a trabalhar no Canil Central passa por entrevista, faz curso de adestramento e só então passa a fazer parte do pelotão

seg, 20/09/2010 - 15h30 | Do Portal do Governo

Todos os policiais militares atuam no Canil Central têm ao menos uma característica em comum: gostam de trabalhar com cães. Nem poderia ser diferente. Quem se dispõe a uma vaga passa por entrevista, faz o curso de adestramento e só então passa a fazer parte do pelotão.

“É preferível que o PM já tenha trabalhado no policiamento na rua, que não seja muito introvertido e que tenha equilíbrio maior do que é exigido para o policial comum”, afirma o capitão Paulo Macedo, comandante do Canil Central. O objetivo é incorporar perfis parecidos na equipe. Em média, 12 policiais por mês pedem remanejamento para o Canil Central.

Não são somente os policiais que passam por testes, os cães também têm de mostrar vocação para o trabalho. Há três meios para a aquisição dos filhotes: criação própria – suspensa devido a reformas na sede -, doação ou compra. Desde 2004, a média no canil é de 85 cães.

O primeiro passo é escolher o líder de uma ninhada, o dominante. No contato do cão com um policial, são realizadas brincadeiras nas quais o profissional observa algumas características do cão. Se mostrar bom temperamento e interesse para o faro, a PM passa a ter um novo companheiro canino para as operações.

Companheiro fiel

No canil, o filhote é recebido por um PM adestrador, que o treina e o lidera nas ações policiais. A escolha da dupla também passa por requisitos. “O ideal é equilibrar o cão e o adestrador. Um cão mais agitado fica com um adestrador um pouco mais introvertido. A harmonia deve ser perfeita”, explica o comandante do Canil Central.

Durante todo o trabalho, o cão tem a imagem de um único líder: o adestrador. A amizade, porém, vai muito além de obedecer palavras de ordem. “É impossível desfazer os vínculos entre o cão e o adestrador”, explica o sargento Sampaio, auxiliar no comando do pelotão.

Da Secretaria da Segurança Pública