Policiais podem entrar de graça em centros culturais do Estado

Acordo entre as secretarias da Cultura e Segurança Pública garante acesso gratuito a dez museus da capital e dois do interior

qui, 29/07/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

A partir desta quinta-feira, 29 de julho, policiais civis, militares – inclusive bombeiros – e técnico-científicos do Estado de São Paulo terão direito a entrada gratuita em museus e salas de cinema que participam do programa Vá ao Cinema.

Por meio de um termo de parceria entre as Secretarias da Cultura e da Segurança Pública, os profissionais, seus cônjuges e filhos menores terão, durante um ano, acesso livre aos espaços da capital e do interior, apresentando holerite e um documento de identificação.

“Quem acompanha o trabalho dos policiais sabe que eles têm um dia a dia extremamente árduo e desgastante. Nosso objetivo com essa parceria é amenizar isso por meio de atividades mais sensíveis e tranquilas”, afirma o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo, que pretende estender a parceria para programas de teatro e música. “Vamos não só oferecer uma opção de lazer aos policiais, ao proporcionar o acesso a ambientes culturais, mas também contribuir muito para a formação destes profissionais”.

O secretário da Segurança Pública agradeceu pela oportunidade oferecida ao efetivo do Estado. “É uma iniciativa que vai estimular a freqüência dos policiais em atividades de lazer e cultura, que são importantes para quem atua em uma profissão tão difícil”, disse Antonio Ferreira Pinto.

A parceria beneficia todos os 130 mil policiais do Estado (somente em São Paulo, atuam mais de 48 mil policiais) e é válido em nove museus da capital paulista (Museu da Língua Portuguesa, Museu da Casa Brasileira, Museu do Futebol, Catavento, Museu de Arte Sacra, Pinacoteca, Estação Pinacoteca, Memorial da Resistência, Museu da Imagem e do Som), além do Museu do Café, em Santos e do Museu Felícia Leirner, em Campos de Jordão. A família de um policial, composta por cinco pessoas, por exemplo, vai economizar R$ 30 apenas durante uma visita a um museu. O valor do ingresso mais alto é de R$ 6.

No programa Vá ao Cinema, que distribui ingressos para filmes nacionais, serão disponibilizados 5 mil bilhetes para os policiais e suas famílias. Em agosto, as cidades participantes do programa são Brotas, Cajati, Itanhaém, Jardinópolis, Marília, Votuporanga, Lençóis Paulista, Franca, São Carlos e São Vicente. Nestes municípios, trabalham 3738 policiais.

Da Secretaria da Cultura