Policiais paulistas debatem segurança na Copa e Olimpíadas

Mesa de debate aconteceu no Fórum Brasileiro de Segurança Pública

qua, 17/03/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Mais de 80 pessoas participaram de um debate sobre o policiamento para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 que acontecerão no Brasil, durante o IV Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizado na capital.

A discussão contou com a participação do comandante do Batalhão de Choque paulista, o coronel Eduardo José Félix Oliveira; o vice-presidente da polícia alemã e responsável pela segurança da cidade de Frankfurt na Copa de 2006, Robert Schäfer; e o representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Evandro Bruno.

Nas mais de quatro horas de discussão foram levantados problemas e soluções que os alemães tiveram durante a organização da última Copa. Além dos exemplos alemães, o representante da polícia paulista respondeu perguntas e contou algumas das medidas que estão sendo tomadas para preparar a cidade para os eventos internacionais. “Nossas academias de polícia (Barro Branco e Escola Superior de Sargentos) já exigem do aluno, para se formar, duas línguas fluentes”.

Representando a Senasp, Evandro Bruno falou de planos e cronogramas que o governo federal tem elaborado para preparar o país para os eventos internacionais. “A Fifa nos deu como prazo final janeiro de 2013. Porém, deixaremos tudo pronto em dezembro de 2012. Em seguida, começaremos a promover eventos teste, sendo a Copa das Confederações (realizada um ano antes da Copa do Mundo) um deles”.

Padronização nacional

Desde a abertura do Fórum, na segunda-feira, 15, um ponto que vem sendo debatido em todas as mesas é uma padronização na forma de agir dos policiais. “O turista/torcedor tem de saber como funciona a polícia. E, assim, não pode haver formas diferentes de ação”, contou o alemão, que montou uma filosofia de atuação da polícia para o evento em seu país.

Para solidificar essa unificação, a Senasp tem em seu cronograma espaço para reuniões com todos os agentes de segurança do país. “Em 2010, vamos fechar diretrizes e fechar o orçamento. Em 2011, começaremos a executar os treinamentos, a equipagem e a contratação de policiais”, contou Evandro.

Da Secretaria da Segurança Pública