Policiais militares salvam bebê engasgado em Campinas

Criança com apenas onze dias de vida foi socorrida graças à realização da manobra de Heimlich pelos agentes e passa bem

seg, 23/12/2019 - 8h28 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/PMESP

No último sábado (21), em Campinas, no interior de São Paulo, policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) salvaram um bebê de apenas onze dias que estava engasgado. A equipe composta pelos soldados França e Renata patrulhava na Rodovia Miguel Melhado Campos quando um veículo passou em alta velocidade.

A ocupante do carro parou repentinamente pedindo ajuda, pois o filho havia se engasgado e estava com dificuldade para respirar. Os PMs diagnosticaram o engasgo, perceberam a dificuldade da criança em respirar e iniciaram a manobra de Heimlich.

Após cerca de cinco minutos, eles conseguiram desobstruir as vias respiratórias do menino. Em seguida, os policiais acionaram a ambulância da concessionária que administra a via. O veículo encaminhou a criança ao Hospital de Indaiatuba. Ela foi submetida a exames e passa bem.

O soldado França tem 35 anos e trabalha na Polícia Militar há cinco anos. Esse é o segundo salvamento feito por ele: a outra criança tinha cerca de seis meses, fato que ocorreu há dois anos. “Senti como se fosse meu filho e coloquei minha vida nesses salvamentos. É um sentimento de dever cumprido e orgulho em poder salvar uma vida.  É uma ocorrência como essa dá orgulho de pertencer à PM”, ressalta.