Policiais ambientais participam de curso de atualização

O curso abordou as características dos animais e alertou para os riscos de zoonoses

qui, 30/07/2009 - 13h30 | Do Portal do Governo

O 4º Batalhão de Polícia Ambiental (4º BPAmb), sediado na cidade de São José do Rio Preto, encerra, nesta sexta-feira, 31, o V Curso de Atualização em Animais. Denominado de Faunística Taxionômica e Ecológica, o curso é realizado em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Rio Preto.

Durante as aulas, os policiais militares ambientais aprenderam a reconhecer grupos animais que têm características comuns, como aves, peixes e mamíferos, e foram alertados sobre os riscos de agressividade e zoonoses. O curso também mostrou a importância desses animais para a manutenção do equilíbrio ambiental. 

O objetivo é fomentar o ensino formal e acadêmico desses profissionais que, com frequência, deparam com ocorrências envolvendo animais silvestres – ocasião em que fazem a contenção, transporte, identificação, além de adotar todas as medidas de ordem administrativas e penais que o caso requer.

Também foram abordados assuntos como a lei frente aos animais silvestres, exóticos, domésticos e em risco de extinção, além dos os danos ambientais advindos de grandes queimadas provocadas pelo homem.

Os policiais dos quatro batalhões de Polícia Ambiental receberão um certificado da Unesp – que reconheceu o curso como uma extensão universitária.