Polícia remaneja 500 delegados para a Grande SP

Objetivo é melhorar o atendimento nos distritos policiais e a eficiência no esclarecimento de crimes

seg, 07/01/2008 - 19h02 | Do Portal do Governo

A Polícia Civil realiza a partir desta segunda-feira, 7, um remanejamento de 500 delegados para melhorar o atendimento nos distritos policiais e a eficiência no esclarecimento de crimes. A medida visa ainda reabrir distritos policiais que fecham à noite e reforçar as equipes de plantão, acabando com a sobrecarga de trabalho.

Áreas de maior carência de pessoal foram detectadas após uma radiografia realizada pela Delegacia Geral de Polícia em todos os distritos policiais do estado. O resultado desse trabalho, de aproximadamente 100 dias, apontou as áreas e a possibilidade de transferir delegados de todos os departamentos e alocá-los no Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital) e Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo), para melhorar o atendimento à população e a eficiência da Polícia no esclarecimento de crimes. A informação foi dada pelo delegado geral de Polícia, Maurício José Lemos Freire.

Essa medida suprirá a sobrecarga que os policiais civis atualmente sentem nas delegacias. Quem indicará os novos locais de trabalho dos delegados transferidos serão os diretores do Decap, Aldo Galiano Jr, e do Demacro, Elson Alexandre Sayão. Além disso, na próxima quarta-feira (9), 204 novos delegados formados pela Academia de Polícia serão nomeados e poderão escolher onde trabalhar. Lemos Freire destaca, “isso é um fato histórico. É a primeira vez em 102 anos de Polícia Civil, que os delegados vão escolher onde querem trabalhar, de acordo com a classificação de cada um, ou seja, por mérito próprio”.

O delegado geral ressaltou ainda que, “há um critério absolutamente técnico para o remanejamento destes delegados. Todas as unidades têm o mesmo nível, não se pode preterir um ou outro órgão. Temos que atender à população. Qualquer plantão policial é tão ou mais importante do que estar aqui na Delegacia Geral”.

O remanejamento terá repercussões também no interior. O Governo do Estado já autorizou a abertura de concurso público para contratar 472 novos policiais, dentre eles 147 delegados.

Digitalização

O delegado geral adiantou que este ano a Polícia Civil pretende estender a todos os distritos policiais dos 645 municípios do estado pelo menos um ponto equipado com o Registro Digital de Ocorrências (RDO), sistema que permite não só o registro das ocorrências mas a pesquisa dos dados por qualquer delegacia. O Dipol (Departamento de Inteligência da Polícia Civil) trabalha para viabilizar o plano de implantação até junho. O governo do estado e a Secretaria da Segurança Pública já alocaram recursos para extensão do RDO a todos os municípios.

Os dados do RDO alimentam o Infocrim, sistema que mapeia as ocorrências criminais por regiões, cidades, bairros e ruas do estado, permitindo que as Polícias Civil e Militar tornem mais eficiente o planejamento de ações.

Maurício Freire recomendou à população que confie na Polícia e nunca deixe de registrar uma ocorrência policial. O registro e o mapeamento das ocorrências são a base das ferramentas de policiamento inteligente. O registro de várias modalidades de furtos pode ser feito pelo computador, sem necessidade de ir até um distrito, através da Delegacia Eletrônica.

Com o RDO e o Infocrim em todo estado, a Polícia Civil terá à sua disposição uma base de dados que permitirá a adoção de avançados programas que pesquisarão e indicarão detalhes de ocorrências criminais semelhantes em locais diferentes, acelerando a identificação de suspeitos.

Outro passo é a digitalização do inquérito policial. “Ela dá transparência muito forte, muito boa e importante no processo, além de auxiliar nos esclarecimentos dos casos por conta dos softwares poderosos de cruzamento de dados”, afirma Freire. “O índice de esclarecimentos de homicídios (no estado) é alto, cerca de 66%, sendo que em São José do Rio Preto é de 100%”, completou.

Da Secretaria da Segurança Pública