Polícia prende dois dos bandidos mais procurados do Estado

Eles são suspeitos de participarem da morte de policiais militares em 2012

ter, 29/01/2013 - 12h42 | Do Portal do Governo

A polícia prendeu nessa segunda, 28, dois bandidos que estavam entre os mais procurados do Estado. Um dos presos é Márcio Aurélio Lira de Almeida, de 37 anos, conhecido como Japa, líder de uma facção criminosa e suspeito de ordenar a morte de pelo menos um policial militar. O outro preso é William da Silva Oliveira, também acusado de matar policiais.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Japa foi preso no Capão Redondo, zona sul da capital, por policiais da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar). A prisão é fruto de uma investigação conjunta do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) da Polícia Civil e da Corregedoria da Polícia Militar. Japa tinha prisão temporária decretada a pedido da 3ª Delegacia de Homicídios Múltiplos e Latrocínios da Divisão de Homicídios do DHPP.

Desde novembro, ele era apontado como suspeito de ter mandado executar o policial militar Adriano Garcia Barbosa, na zona sul de São Paulo. Segundo a diretora do DHPP, delegada Elisabete Sato, a ação conjunta da Polícia Civil e Militar vai continuar no sentido esclarecer outros casos atribuídos ao suspeito.

O capitão Cássio Ferreira, coordenador operacional da Rota, participou da prisão de Márcio Aurélio e disse que não houve resistência. Ele foi preso desarmado, e, informalmente, confirmou a participação na morte do policial, além de dizer que faria nesta terça, 29, um assalto a banco em Fortaleza.

Durante as investigações, os policiais constataram que Japa teria ordenado a Leandro Rafael Pereira da Silva, o Léo Gordo, a execução de outros PMs. Leo Gordo foi preso em novembro pela 5ª Delegacia do Patrimônio (Roubo a Bancos) do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) e transferido para a Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia.

Do Portal do Governo do Estado com informações da Secretaria de Segurança Pública