Polícia ouve funcionários da TAM que pilotaram Airbus dia 17

Pilotos que fizeram o primeiro trajeto no dia do acidente afirmaram que a aeronave estava em perfeitas condições

seg, 13/08/2007 - 20h02 | Do Portal do Governo

Dois funcionários da TAM que pilotaram o avião envolvido no acidente em Congonhas foram ouvidos na tarde desta segunda-feira, 13, no 27º Distrito Policial. Nos depoimentos eles afirmaram que o avião está em perfeitas condições para vôo. Os pilotos estavam no primeiro trajeto feito pelo Airbus no dia do desastre. Eles voaram de Campo Grande, no Mato Grosso, para a Brasília, fazendo escala em Goiânia, e disseram que não tiveram nenhum problema durante o percurso.

Também contaram que a hipótese do piloto ter deixado um dos manetes em posição de aceleração é pouco provável, pois os manetes são operados simultaneamente. Eles afirmaram que o fato da aeronave estar com o reverso travado não exige nenhum procedimento diferenciado no momento do pouso. Observaram também que a condição da pista principal de Congonhas com chuva é ruim.

Para o delegado responsável pelo inquérito, Antônio Carlos Menezes Barbosa, esses depoimentos podem ajudar a definir as causas do acidente aéreo. Nesta terça-feira, dia 14, o delegado espera ouvir outros dois comandantes que também pilotaram o Airbus no mesmo dia do acidente.

Da Secretaria da Segurança Pública

(R.A.)