Polícia Militar simula técnicas de treinamento para a Copa de 2014

Policiais simularão vistorias ao estádio, acompanhamento de delegações e entrada do público entre outras ações

ter, 24/08/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar de São Paulo realiza nesta terça-feira, 24, uma simulação das técnicas de policiamento que serão usadas nos jogos da Copa das Confederações, em 2013, e na Copa do Mundo, em 2014. Trinta policiais, sendo 14 deles oficiais de outros estados, estão há três semanas participando do curso “Policiamento em Praças Desportivas”, ministrado pelo 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar. “Durante o período, os policiais passaram por aulas intensas, sem um dia sequer de folga”, conta o tenente coronel Carlos Savioli, comandante do 2ºBPChq.

O objetivo do curso, que termina no dia 28, é padronizar, capacitar e transmitir conhecimentos sobre táticas e técnicas de policiamento para o evento que acontecerá pela segunda vez no País.

A simulação será uma aula prática que, além de encerrar o treinamento, servirá para avaliar os participantes. O local escolhido para o teste final foi o Estádio Paulo Machado de Carvalho, o ‘Pacaembu’.

No dia do treinamento, os policiais simularão vistorias ao estádio, acompanhamento de delegações, entrada do público, tentativa de invasão ao campo, venda de ingressos por cambistas, aglomeração de pessoas em catracas e torcedores que tentem entrar com armas. Além disso, os alunos encenarão um encontro de bomba – usando cães e um robô do Grupo Ações Táticas Especiais (Gate) para desarmá-la.

Da Secretaria da Segurança Pública