Polícia Militar Rodoviária e concessionária Renovias orientam motoristas sobre transporte correto de crianças

Serão distribuídos folhetos indicados os equipamentos de segurança estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito

qui, 27/05/2010 - 17h30 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv), com apoio da Renovias, realizará nesta sexta-feira, 28, uma ação na SP-340 para sensibilizar os motoristas sobre a importância de utilizar os equipamentos adequados para o transporte de crianças. Das 9 às 12 horas, a orientação acontecerá na praça de pedágio Casa Branca, localizada no km 221. Já no período da tarde, das 14 às 17 horas, a iniciativa será realizada na base da PMRv localizada no km 198.

Os policiais orientarão os motoristas sobre os dispositivos de retenção que devem ser utilizados de acordo com a faixa etária das crianças. Para isso, serão distribuídos folhetos indicando os equipamentos de segurança estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito. A ação antecede à fiscalização e punição com multa para a falta dos dispositivos, com início em 12 de junho.

Confira as exigências do Conselho Nacional de Trânsito:

– Todas as crianças até dez anos devem ser transportadas no banco traseiro, atadas ao cinto de segurança;
– Crianças até um ano de idade devem ficar acomodadas em bebê conforto;
– De um a quatro anos de idade, a viagem deve ser feita em cadeirinhas apropriadas;
– Dos quatro ao sete anos e meio, a criança deve utilizar um assento de elevação;
– Após essa idade, até completar dez anos, o transporte pode ser realizado com o cinto de segurança do veículo, mas sempre no banco traseiro;
– No caso de a quantidade de crianças com idade inferior a dez anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro, será admitido o transporte daquela de maior estatura no banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança do veículo ou o dispositivo de retenção adequado ao seu peso e altura.

A malha viária da Renovias liga Campinas, Circuito das Águas e Sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mogi Mirim/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Espírito Santo do Pinhal/São João da Boa Vista/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/São João da Boa Vista/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 km.

Da Artesp