Polícia Militar prende foragido da Fundação Casa (antiga Febem)

Na madrugada desta quinta-feira, 3, “Champinha” foi recapturado por policiais da Rota

qui, 03/05/2007 - 8h02 | Do Portal do Governo

Por volta das 4 horas desta quinta-feira, dia 3, Roberto Aparecido Alves Cardoso, conhecido como “Champinha”, foi recapturado por policiais da Rota no município de Ferraz de Vasconcelos e levado para a Unidade de Internação Brás da Fundação Casa, na rua Piratininga.

“Champinha” havia fugido às 18h15 de quarta-feira (dia 2), da unidade da Vila Maria da Fundação, acompanhado de outro adolescente também preso durante a operação. Ele estava na área de seguro da unidade, sem contato com outros internos, e teve acesso a uma escada que utilizou para pular o muro de aproximadamente sete metros de altura da unidade.

O secretário de Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey, defende o encaminhamento do infrator para um local especial de tratamento de criminosos com problemas psiquiátricos, como a Casa de Custódia de Taubaté. O futuro do adolescente será definido pelo Juizado da Infância e da Juventude. No final do ano passado, a secretaria da Saúde emitiu um laudo em que defendia a mesma posição.

A fuga

Os dois vigias responsáveis pelo monitoramento do muro não estavam em seus postos no momento da fuga. Depois do incidente, o secretário visitou o local e conversou com o diretor da unidade. Explicações insatisfatórias levaram Marrey a ordenar o afastamento imediato do diretor da unidade e de aproximadamente 20 vigias e seguranças que estavam trabalhando no horário.

“Diante da série de coincidências que ocasionaram a fuga, é de supor que ou se trata de incompetência de quem deveria garantir a segurança da unidade ou então poderia ter havido facilitação da fuga”, afirmou o secretário. A corregedoria está no local colhendo evidências. “Os responsáveis serão punidos com rigor”, completou Marrey, que determinou, também, abertura de sindicância.

Champinha foi internado em 2003, quando tinha 16 anos, pelo assassinato da adolescente Liane Friedenbach, de 16 anos, e pelo planejamento da morte do namorado dela, Felipe Silva Caffé, de 19 anos. Antes de ser morta, em Embu-Guaçu, Liane Friedenbach foi violentada e torturada.

Com acréscimo de informações às 8h17

Leia também:

Policiais recapturam Champinha, assassino de alta periculosidade fugitivo do Casa

(J.H.)