Polícia Militar leva 2ª Jornada da Cidadania ao Arujá

População terá à disposição vários serviços e muita diversão

sex, 16/10/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar promove neste sábado, 17, a 2ª Jornada da Cidadania, no município de Arujá, na região de Guarulhos. O evento será realizado na Escola Washington Luiz, das 10 às 16 horas. A expectativa é de que 7.000 pessoas passem pelo local. 

A programação inclui palestras, corte do cabelo, aferição da pressão arterial, testes de glicemia e uma série de atividades. As crianças poderão fazer pintura artística facial e contarão com uma brinquedoteca, esculturas em bexigas, além de brinquedos infláveis. 

A Jornada da Cidadania é promovida pela 31º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (31º BPM/M), de Guarulhos, responsável, também, pelo policiamento ostensivo e preventivo em Santa Isabel e Arujá. A primeira edição do evento foi realizada em outubro do ano passado, em Guarulhos. Na ocasião, 3,9 mil pessoas foram atendidas, de um total de 5,3 mil que passaram pelo local. 

Integração com a comunidade

Realizada no ano passado em Guarulhos, a Jornada da Cidadania muda de cidade, este ano, para chegar a toda área atendida pelo 31º BPM/M. “Vamos onde existe a necessidade de se prestar esses serviços. Há diversos bairros carentes no entorno da escola e queremos atender essas pessoas”, diz Adrião Pereira de Souza Júnior, oficial de assuntos civis do 31º BPM/M. 

O público que participa da Jornada da Cidadania não tem uma faixa etária restrita. Crianças, adultos e idosos podem comparecer ao evento. Entre as novidades da edição deste ano, estão o Banco do Povo, os postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e dos advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município.   

Na área da saúde, os interessados poderão realizar pasar por exames oftalmológicos e ouvir palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e patologias diversas, além de nutrição. A Organização Não Governamental (ONG) Acadêmicos das Ruas – Voluntários do Bem falará sobre a Influenza A (H1N1).

Prestação de serviços e segurança pública

O 1º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) e o Corpo de Bombeiros também estarão presentes. Os PMs ambientais ministrarão palestra sobre a fauna e a flora e preservação de recursos naturais. Os bombeiros falarão sobre como evitar acidentes domésticos.  Para Souza, o evento é uma oportunidade de explicar para a população como funciona a atividade policial. “Nesses encontros, a população passa a entender que a segurança se faz com a participação de todos”, argumenta.

Serviço
Jornada da Cidadania em Arujá
Dia e horário: sábado, 17, das 10 às 16 horas
Local: Avenida Washington Luiz nº 27 – Arujá

Da Secretaria da Segurança Pública