Polícia Militar lança resgate aeromédico para região de Campinas

Serviço cobrirá um raio de 20 minutos de voo e abrangerá cerca de 50 municípios

qua, 30/06/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar ampliará a abrangência do seu serviço de resgate aeromédico na região de Campinas, através de um convênio estabelecido entre as secretarias da Segurança Pública e de Saúde do Estado de São Paulo. O objetivo é reduzir a mortalidade dos feridos e doentes com necessidade de remoção urgente. O serviço cobrirá um raio de 20 minutos de vôo e abrangerá cerca de 50 municípios.

A solenidade de lançamento do Resgate Aeromédico da Polícia Militar será realizada nesta quarta-feira, 30, na sede do quartel do Comando do Policiamento do Interior – 2 (CPI-2), em Campinas.

A atividade integrará profissionais do Corpo de Bombeiros, policiais militares da Base de Radiopatrulha Aérea e médicos do Grupo de Atenção às Urgências (GRAU) da Secretaria da Saúde, que também destinará equipamentos e remédios para realizar o atendimento pré-hospitalar de urgência médica às vítimas de acidentes e traumas da região.

A resolução SS-SSP-42, de 22 de maio de 1989, dispõe sobre a atuação conjunta em situações de emergência e determina que a Polícia Militar execute o serviço de atendimento pré-hospitalar nesses casos, reconhecendo que, devido ao número de acidentes, torna-se necessário viabilizar recursos que façam frente, de forma sistêmica, às demandas da comunidade.

O helicóptero que será utilizado no resgate aeromédico faz parte da frota da Polícia Militar. Os pilotos são policiais militares que trabalham na Base de Radiopatrulha Aérea de Campinas e os pronto socorristas são policiais militares do 7º Grupamento de Bombeiros, que serão apoiados por médicos e enfermeiros do GRAU.

Da Polícia Militar