Polícia Militar garante a segurança nos desfiles no Anhembi

Efetivo total nos dias de desfiles e apuração será de quatro mil policiais militares

sex, 17/02/2012 - 19h45 | Do Portal do Governo

Cerca de mil policiais militares garantirão a segurança em cada um dos dias de desfile das escolas de samba do Grupo Especial e no Desfile das Campeãs, no Sambódromo do Anhembi, zona norte da capital. O efetivo total nos dias de desfiles e apuração será de 4 mil policiais militares.

De acordo com o tenente-coronel Oswaldo Garcia, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) e coordenador das operações na região do Anhembi, a PM foi informada pelos organizadores que a expectativa de público é de 50 mil pessoas em cada um dos três dias de desfiles, nesta sexta-feira (17), no sábado (18) e na próxima sexta-feira (24).

Com o reforço no efetivo, a expectativa do coronel Garcia é a de um Carnaval sem crimes no Anhembi. Segundo ele, no ano passado o principal trabalho dos policiais foi o de encaminhar pessoas que passaram mal por conta a bebida a postos de saúde.

Para o domingo (19), quando desfilam as escolas do Grupo de Acesso, o efetivo será de aproximadamente 800 policiais militares no interior e no entorno do Sambódromo. A previsão de público é de 30 mil pessoas.

Na terça-feira (21), quando 7 mil pessoas devem comparecer à apuração das notas das escolas de samba do Grupo Especial, 200 homens do 2º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq) estarão no interior do Anhembi, além de policiais militares que ficarão no entorno. Haverá separação entre júri, arquibancada e as diferentes torcidas.

Cadetes na concentração

Hoje e amanhã, 140 cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) ficarão encarregados da segurança na área de concentração, onde a escola de samba fica antes de desfilar na avenida, organizando a entrada e saída de membros das agremiações.

Os cadetes da Academia do Barro Branco afirmaram que o trabalho no Anhembi serve de preparação para a Copa do Mundo de 2014, além de mostrar à população que a corporação está pronta para os grandes eventos esportivos.

O tenente-coronel Ary Bezerra dos Santos, comandante da Academia do Barro Branco, destacou o apoio do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) ao trabalho dos cadetes. “Tenho certeza de que este Carnaval será ainda melhor que o anterior”, afirmou.

Policiamento de trânsito

O efetivo total do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) será de cerca de 110 PMs. Serão nove pontos de estacionamento de motos para a fiscalização e orientação do trânsito na região. Também haverá escolta de ônibus com membros das escolas na chegada ao Sambódromo. “Principalmente as primeiras, quando há mais trânsito, para evitar atrasos”, afirmou o capitão Paulo Sérgio de Oliveira.

Direção Segura

Uma equipe de 15 policiais estará todos os dias de desfiles no entorno do Sambódromo do Anhembi, organizando pontos de bloqueio na Operação Direção Segura, com o uso de bafômetros.

Polícia Civil

A Polícia Civil contará com 120 policiais da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) dentro do Sambódromo. Pelo Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), 80 policiais à paisana coibirão o tráfico de drogas. O Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) colocará 50 homens nas ruas para combater o comércio de cambistas em volta do Sambódromo.

Da Secretaria da Segurança Pública