Polícia Militar firma protocolo de intenções com Comitê Internacional da Cruz Vermelha

Objetivo é aperfeiçoar procedimentos operacionais e oferecer serviços de qualidade na área de segurança pública

seg, 19/07/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha firmaram um protocolo de intenções para a elaboração de um convênio, que permitirá a realização de uma ampla revisão da atuação dos 94 mil policiais militares paulistas à luz das normas internacionais de Direitos Humanos. A revisão abrangerá não apenas princípios teóricos, mas toda a formação dos policiais militares, o treinamento, a atualização em serviço, a doutrina policial, e até mesmo a execução de ações corriqueiras.

Valorização

“A Cruz Vermelha vai ajudar nos estudos dos currículos e a revisar os procedimentos operacionais, visando a uma melhora para a comunidade”, afirma o comandante geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo. A iniciativa da Polícia Militar tem o objetivo de aperfeiçoar o trabalho executado e valorizar os policiais. “O foco vai ser o aperfeiçoamento da Polícia, com o intuito de valorizar o policial e seu currículo”, reforça Camilo.

O comando da corporação entende que este ajuste às normas internacionais beneficiará diretamente a população, pois o trabalho conjunto entre PM e Cruz Vermelha visa oferecer serviços de qualidade na área da segurança pública, atendendo aos anseios do cidadão, dentro da premissa de que o policial militar é um dos principais promotores de Direitos Humanos dentro da sociedade.

Parceria antiga

A aproximação com a Cruz Vermelha foi elaborada pela Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM, criada no ano passado, uma aposta estratégica do comando geral no futuro da instituição policial. “Nossa parceria não é de agora, já vem desde os anos 90”, pontua o comandante geral da PM. Um dos frutos deste relacionamento entre as duas instituições foi a recomendação internacional dada pela Cruz Vermelha a um método de tiro defensivo desenvolvido pela PM, o Giraldi, que visa a proteção do policial, da vítima de um crime e até mesmo do agressor ou suspeito.

Roteiro da revisão

O diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM, coronel Luiz de Castro Júnior, adianta que a adaptação às normas internacionais deverá ser desenvolvida por um grupo composto por oficiais das Escolas de Formação, da Corregedoria e do Estado Maior (3ª EM/PM e 6ª EM/PM – Doutrina e Procedimentos Operacionais Padrão – POPs). O grupo será coordenado pela Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM (DPCDH) e por especialistas designados pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), com a missão de analisar e buscar o aperfeiçoamento, a capacitação e o treinamento dos policiais em assuntos estratégicos como Doutrina, Educação Policial, Treinamento e Sistema Interno de Controle.

O Protocolo de Intenções entre a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), assinado no último dia 7 de julho pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Batista Camilo, e pelo delegado regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Felipe Eugênio Donoso, prevê o estabelecimento de um convênio ou acordo de cooperação sem ônus para o Estado de São Paulo e sem repasse de verbas entre os participantes. A partir dele, será estabelecido um convênio de mútua cooperação para planejar, executar e avaliar as ações policiais, de acordo com as normas internacionais de Direitos Humanos e Princípios Humanitários.

Da Secretaria da Segurança Pública