Polícia Militar cria programa para melhorar segurança no trânsito da Capital

Mais de 1.100 PMs estão patrulhando diferentes pontos da Capital para coibir a violência e as irregularidades no trânsito

ter, 17/07/2007 - 9h06 | Do Portal do Governo

Um efetivo de 1.111 policiais militares está patrulhando mil diferentes pontos da Capital paulista para coibir a violência e as irregularidades no trânsito, desde a última sexta-feira, dia 13. O Programa de Policiamento de Trânsito foi implantado pela Polícia Militar, em caráter experimental, com o objetivo de melhorar o tráfego e garantir mais segurança para a população nas ruas da cidade.

Os policiais do programa atuarão com mais intensidade nos horários de pico, entre as 7 e 10 horas da manhã e das 16 às 19 horas. Durante esse período, eles ficarão espalhados por 147 locais considerados críticos, que apresentam alto índice de furtos, acidentes, ou grande fluxo de veículos. Fora desses horários, farão rondas por outras localidades.

Segundo o tenente Robson Cabanas, do Comando de Policiamento da Capital, a principal proposta do programa é oferecer uma maior sensação de segurança à comunidade. “Reforçando o policiamento vamos tentar diminuir ocorrências que ocorrem com freqüência, como furtos em farol ou imprudências dos motoristas”, explicou o tenente ressaltando que o trânsito de São Paulo mata muita gente e por isso irá receber mais atenção.

Cabanas lembra que o Programa Rocam (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas), criado em abril de 2005, também tem tido papel fundamental na segurança do trânsito, pois, com as motocicletas, os policiais têm mais liberdade nas ruas, podendo enfrentar situações como congestionamentos, com mais facilidade. “Nós também contamos agora com 140 motos no Programa de Policiamento de Trânsito”, declarou.

O tenente informou que estão previstas diversas ações especiais para coibir a ocorrência de infrações específicas, como participantes de rachas ou motoristas alcoolizados, por exemplo. A implantação oficial do programa deve ocorrer no final deste mês.

Daniel Cunha

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

(R.A.)