Polícia Militar Ambiental intensifica operações de combate à soltura de balões

Fabricação, venda, transporte ou soltura de balões constitui crime ambiental

qui, 13/06/2002 - 11h12 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio da Polícia Militar Ambiental, informa que em função das comemorações da participação do Brasil nos jogos da Copa do Mundo de Futebol, está intensificando as atividades de prevenção e combate à soltura de balões.

Nesta quarta-feira, em Itaquaquecetuba, foram apreendidos diversos materiais destinados à confecção de balões, alguns já prontos, e o proprietário foi conduzido ao distrito policial daquela cidade.

Não só a soltura de balões, mas também sua fabricação, venda ou transporte constitui crime ambiental previsto na lei de crimes ambientais. Cabe salientar que o crime ambiental ocorre mesmo quando o ato não venha a causar incêndio, por se tratar de um crime de perigo.

Nesta quarta-feira, dia 12, o policiamento ambiental efetuou a apreensão de 40 aves que eram transportadas para comercialização irregular. As aves (30 cardeais e 10 papagaios) estavam dentro de um táxi no Terminal Rodoviário Tietê e foram conduzidas com os portadores até o 12º DP, no Pari, e de lá serão entregues ao Depavi, órgão especializado da prefeitura de São Paulo.

A Polícia Militar Ambiental possui atendimento para denúncias 24 horas por dia pelos telefones (0xx11) 221-6333, 221-8699 ou 190.