Polícia Militar Ambiental apreende 2,1 toneladas de palmito ilegal

Secretaria do Meio Ambiente alerta que produto de origem desconhecida e sem autorização pode trazer consequências sérias para a saúde humana

qui, 23/06/2016 - 18h44 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar Ambiental (PMAmb) apreendeu nesta última terça-feira (21), em Bertioga, mais de 2,1 toneladas de palmito juçara, extraído ilegalmente em zona de amortecimento do Parque Estadual Serra do Mar. No local, funcionava uma fabriqueta clandestina do produto, sem condições de higiene para operar. Por conta disso, foi acionada ainda a perícia da Vigilância Sanitária para atestar a qualidade do produto que estava pronto para ser vendido para consumo, podendo oferecer riscos à saúde.

Uma pessoa foi detida e responderá em liberdade pelo crime ambiental, além de ter recebido uma multa de R$ 1.298.160,00.

Em Mogi das Cruzes, a Polícia Militar Ambiental também recebeu uma denúncia anônima e apreendeu mais 40 kg de palmito juçara picado, além de 282 unidades avulsas. O proprietário da localidade onde foi feita a apreensão foi multado em R$ 93 mil reais.

Riscos do Botulismo
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente alerta que consumir palmito de origem desconhecida e sem autorização dos órgãos ambientais e de saúde para comercialização, além de fomentar esse tipo de crime, pode trazer consequências sérias para a saúde humana. Clique aqui para mais informações.

Do Portal do Governo do Estado