Polícia instala Centro Odontológico para crianças na zona leste

Ação faz parte da Operação Saturação, no cruzamento da avenida Sapopemba com a rua Cândido Xavier

sex, 20/06/2008 - 18h31 | Do Portal do Governo

Realidade desde 2005, a Operação Saturação por Tropas Especiais (O.S.T.E.) surgiu com o intuito de diminuir o índice de criminalidade nas favelas paulistas. Esse ano, o Comando do Policiamento de Choque da Polícia Militar realiza a 11º edição da operação, que teve início no último dia 12, no cruzamento da avenida Sapopemba com a rua Cândido Xavier, na zona leste de São Paulo.

Nesta semana foi inaugurado o Centro Odontológico, uma tenda montada especialmente para que policiais militares dentistas atendam crianças da comunidade. “Enquanto as tropas especiais de choque estiverem aqui, o Centro também será mantido”, afirmou a tenente Camila, integrante da equipe odontológica da PM.

De acordo com o coronel Laércio Ribeiro, chefe do Centro Odontológico da PM, a idéia entrou efetivamente na 4º edição da O.S.T.E. e se tornou uma tradição desde então. “A virada social começa a partir de uma operação com tropas especiais, que visa estabilizar a área em termos de segurança pública. Enquanto a polícia fica na área, nós entramos também com a parte social, e uma das etapas é a instalação do centro”, informou.

As atividades acontecem de segunda à sexta, das 08 às 16 horas, e são voltadas para atender crianças de 5 a 12 anos de idade. Os atendimentos não são isolados: os policiais fazem uma triagem e oferecem tratamentos dentários com início, meio e fim. Em seguida, a criança recebe alta e ganha um kit contendo escova de dente, pasta e fio dental, que foram doados pela escola de samba “Camisa Verde e Branco”.

Outro ponto importante é a conscientização da comunidade, papel também exercido pela PM. “Essas crianças, na sua maioria, nunca foram a um dentista, nunca receberam informação sobre o assunto. Várias delas tem apenas uma escova por família, então a gente explica a importância, por exemplo, de cada um ter a sua escova”, contou a tenente Camila.

A moradora Janecleide Soares, de 38 anos, levou suas cinco filhas para serem tratadas no centro e revelou a dificuldade para pagar um tratamento. “A gente não consegue, faz algum tempo que eu estava tentando, mas não temos condições mesmo. Então veio na hora certa, porque minhas cinco filhas estavam precisando. No posto é difícil conseguir, aqui foi bem fácil”, disse ela.

A tenente Camila explicou que o projeto foi criado especialmente para atender crianças, mas também acaba atendendo as urgências que aparecem. “Não podemos abrir isso para todo mundo porque sabemos que muitas das pessoas que moram aqui necessitam e não teria como atender todo mundo. Mas, sempre que tem algum idoso ou adulto que precisa ser atendido com urgência, por mais que a gente esteja para atender crianças, a gente atende”, disse.

Durante o tempo em que as Tropas Especiais estiverem no local, haverá também palestras sobre saúde bucal e outras áreas médicas: oftalmologistas e ginecologistas também contribuirão para levar mais saúde à comunidade carente. No caso das palestras de dentistas, por exemplo, os palestrantes pedem inclusive que os pais estejam presentes, para aprenderem a forma correta de escovar os dentes e aplicar nas crianças.

Após o término da Operação Saturação, o trabalho realizado pelo Centro Odontológico com as crianças será mantido através da Secretaria do Desenvolvimento Social, em conjunto com a Prefeitura. Faculdades e instituições de ensino também são incentivadas e participarem do projeto para manter o que a polícia começou por meio do Centro Odontológico instalado na comunidade.

Danilo Roberto, da Secretaria da Segurança Pública

C.C.